Aumentar o rendimento de Parques Eólicos – extensão de pás

Blog, Energia Eólica, Energias RenováveisComments (1)2846

Em colaboração com a Universidade de Bremerhaven, a Energiekontor desenvolveu um novo produto que permite aumentar o comprimento das pás de aerogeradores Bonus – Rotor Blade Extension – e assim aumentar o rendimento de Parques Eólicos.

parque eólico de Penedo Ruivo

No passado, alguns parques eólicos foram instalados em locais que não se enquadram em classes de vento apropriadas, possivelmente devido à insuficiência de ferramentas de planeamento ou à falta de experiência de alguns promotores deste tipo de projetos. Em consequência, ocorreram perdas anuais de produção de energia e o próprio plano de negócios dos parques eólicos ficou aquém de ser cumprido.

De forma a aumentar a produção anual de energia de um parque eólico ou de um único aerogerador, têm sido investigadas e testadas várias alternativas.

parque eólico de Penedo Ruivo

Através da extensão de pás de cada aerogerador, é possível incrementar a respetiva produtividade sem necessidade de substituição de toda a estrutura, com menores impactes sobre o ambiente e o território do que a instalação de novos aerogeradores, ao mesmo tempo que se racionaliza a utilização das infraestruturas já existentes.

O projeto de colocação de extensões de pás dos aerogeradores do parque eólico de Penedo Ruivo foi desenvolvido com a intenção de aumentar o rendimento dos aerogeradores instalados em locais sub-ótimos em termos de produção. A extensão inicia-se na ponta da pá e consiste num segmento adicional, estratificado sobre a ponta da pá que se encontra fixa ao rotor.

Vantagens do Rotor Blade Extension:

— Aumento na produção de energia;

— 3 anos de Retorno sobre o Investimento;

— Patenteado e Certificado pela Energiekontor;

— Instalação sem necessidade de desmontar as pás do aerogerador;

— Rápida instalação.

Rotor Blade Extension é a melhor maneira de aumentar o rendimento de Parques Eólicos.

A Energiekontor aposta na inovação e desenvolvimento de soluções adaptadas a cada local, de forma a, com a máxima eficiência, conseguir uma interação harmoniosa com o ambiente, a paisagem, a fauna e a flora, integrando desta forma o conceito de Energia Limpa em todas as suas vertentes.


A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela elaboração da Nota Técnica Ambiental (NTA) no âmbito da alteração das pás de 26 aerogeradores, pelo registo fotográfico e edição de vídeo do processo de montagem da extensão de pás dos aerogeradores do parque eólico de Penedo Ruivo (Serra do Marão) e pela prospeção de mortalidade de aves e morcegos durante a fase anterior à instalação e durante os 3 primeiros anos após a instalação das extensões de pás nos aerogeradores.

Caso necessite de esclarecer alguma dúvida, não hesite em contactar-nos.

Related Posts