Pedro Silva-Santos é licenciado em Engenharia Florestal pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1996-2001), tendo desenvolvido o trabalho final de estágio sobre a “Influência da regularização de um troço do rio Mondego nas comunidades de peixes e macroinvertebrados”.
Mais tarde os dados foram incluídos no livro “Valorização Ambiental de obras fluviais” do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Relatório 297/05 – NRE) e contribuíram para o conhecimento da distribuição e tendência populacional de algumas espécies de peixes em Portugal (ver Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal – Cabral et al. 2005).
Para mais informações sobre este trabalho, consulte o artigo científico publicado na revista Limnetica com toda a equipa de trabalho.
Entre 2002 e 2004, Pedro Silva-Santos foi equiparado a Assistente de 1º Triénio no Instituto Politécnico de Bragança, onde lecionou aulas teóricas e práticas de Ecologia de Sistemas Terrestres, Ecologia dos Sistemas Aquáticos e Hidráulica Florestal.
Entre 2004 e 2007, foi colaborador nas aulas práticas de Integridade Ecológica, Ecologia e Estudos de Impacte Ambiental na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Em 2005, igualmente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Pedro Silva-Santos apresentou a tese de mestrado em Tecnologias Ambientais intitulada “Modelação estocástico-dinâmica de interações tróficas em cenários de eutrofização estuarina: “O caso do estuário do Mondego”. Este trabalho deu origem à publicação de uma série de artigos científicos dos quais se destacam:
– “A Stochastic Dynamic Methodology (SDM) to the modelling of trophic interactions, with a focus on estuarine eutrophication scenarios”: http://goo.gl/jBsZXh
– Testing the Stochastic Dynamic Methodology (StDM) as a management tool in a shallow temperate estuary of south Europe (Mondego, Portugal): http://goo.gl/sWTkYm
– The use of stochastic models as a management tool in a shallow temperate estuary of south Europe (Mondego, Portugal): http://goo.gl/WDgQ8z
Paralelamente à atividade docente e de investigador na área da modelação ecológica, Pedro Silva-Santos desenvolveu trabalhos ao nível do acompanhamento ambiental da obra de construção de 4 parques eólicos na Serra do Marão (em maio de 2004). Esses trabalhos levaram-no a iniciar parcerias com empresas privadas no âmbito de monitorizações de fauna e flora, antes e depois da construção desses projetos.
No início de 2007, deixou a atividade de docência para se dedicar a tempo inteiro à consultoria ambiental em projetos de várias tipologias (parques eólicos, barragens, concessões rodoviárias, etc…).
No final de agosto de 2009, Pedro Silva-Santos fundou a empresa de consultoria ambiental NOCTULA. Inicialmente, a empresa prestava serviços de monitorização de fauna e flora para empresas gestoras de projetos e pretendia desenvolver modelos matemáticos preditivos como ferramenta de apoio à avaliação de impactes ambientais.
Ao longo dos anos, a NOCTULA tornou-se gestora de projetos e abandonou a componente de desenvolvimento de modelos matemáticos, tendo trocado a sua designação inicial de NOCTULA – Modelação e Ambiente para NOCTULA – Consultores em Ambiente.
Em dezembro de 2013 lançou o portal NOCTULA Channel baseado na seguinte filosofia: “… o que interessa deve ser partilhado!“
Apesar de o NOCTULA Channel ter sido inicialmente assumido como uma espécie de “laboratório experimental” para o desenvolvimento e melhoria da comunicação digital da NOCTULA, rapidamente se tornou num site com mais de 2500 visitantes diários, abrindo portas para novas colaborações e prestações de serviços entre as quais se destacam o projeto alemão Rotor Blade Extension e o mediático projeto português Sonhadorismo.
Em março de 2016, Pedro Silva-Santos editou o seu primeiro livro com o intuito de partilhar os “truques” que foi implementando ao longo dos anos para se destacar da multidão e conseguir lançar negócios bem sucedidos.
A página Facebook do livro “Como conseguir emprego em 30 dias” rapidamente ultrapassou os 35 000 fãs, alguns dos quais começaram a solicitar informações sobre como poderiam ter acesso a modelos de currículos editáveis em Word, como deveriam fazer o seu cartão pessoal, etc… Paralelamente, e porque a publicação, distribuição e venda do livro “Como conseguir emprego em 30 dias” se revelou um processo muito lento através dos canais existentes, Pedro Silva-Santos decidiu criar a sua própria loja online.
Foi assim que nasceu uma nova marca: NOCTULA store
O desenvolvimento de novas áreas de negócio obrigou a NOCTULA a alterar o seu objeto social, para incluir dois novos Códigos de Atividade Económica:
– Produção de conteúdos para portais web;
– Venda de produtos em plataformas online.
Em janeiro de 2020, Pedro Silva-Santos lançou o seu segundo livro… uma autobiografia onde partilha momentos insólitos da sua vida pessoal e profissional e onde explica como criou os vários negócios que está atualmente a gerir.
Em junho de 2020, Pedro Silva-Santos lançou o seu terceiro livro… uma autobiografia onde partilha os momentos mais difíceis da sua vida pessoal e profissional e onde explica as estratégias que implementou para “renascer” e conseguir alcançar o estilo de vida livre que tem atualmente.
Em setembro de 2024, publicou o quarto livro, uma compilação de 70 respostas aos leitores das suas newsletters semanais: BOLSA – dúvidas reais, respostas sem rodeios (as 70 perguntas dos leitores).
Atualmente, Pedro Silva-Santos é Diretor Executivo da NOCTULA – Consultores em Ambiente e mantém-se como gestor das marcas NOCTULA Channel, Emprego 30 dias e NOCTULA store.
Mais informações no seu perfil LinkedIn ou no seu site pessoal.