fbpx

Peto-verde (Picus viridis) registado em vídeo

Mais vezes ouvido do que visto o pica-pau-verde (Picus viridis), ou peto-verde é o maior dos três pica-paus que ocorrem em Portugal. Caracteriza-se pela plumagem verde-amarelada e com a coroa vermelha. 

Em Portugal é uma espécie residente, que está presente durante todo o ano. Esta ave constrói o seu ninho nos buracos de árvores e surge associada a zonas de bosques intercalados com áreas abertas.

No norte e centro do país, ocupa pinhais, carvalhais, soutos, vegetação ripícola, sebes arbóreas, áreas de mato com arvoredo disperso e áreas agrícolas.

No sul do território, a espécie ocorre sobretudo em pinhais e, em menor quantidade, em zonas de sobreiro com vegetação relativamente densa, sendo geralmente escasso ou inexistente em eucaliptais e em montados de azinho ou em montados de sobro mais abertos.

No vídeo mais abaixo pode ver esta espécie durante uma campanha de monitorização realizada pela equipa da NOCTULA – Consultores em Ambiente.

Para ver mais vídeos registados pela equipa da NOCTULA durante as várias campanhas de monitorização de sistemas ecológicos,  visite o nosso canal no YouTube.

Fonte: Biodiversity4all

A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:

 

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.