Regiões para turismo de natureza em Portugal

Ambiente, Blog, Fauna, FloraComentários fechados em Regiões para turismo de natureza em Portugal1007

Parques naturais, serras, praias e florestas. Não faltam opções para turismo de natureza em Portugal e as alternativas não ficam restritas a apenas uma ou outra região. Do norte ao sul do país é possível aproveitar o melhor da natureza lusitana e relaxar.

Alentejo e Algarve — A região sul é a mais quente de Portugal e no verão é excelente para os turistas que adoram praia e muito sol.

Um dos parques mais conhecidos dessa região é o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Localizado no Alentejo Litoral e Barlavento Algarvio, este parque oferece para além de uma linda paisagem costeira, a possibilidade de ver diversas espécies de fauna como: aves de rapinalontras marinhas e a cegonha-branca. Com 110 quilómetros de extensão, o parque começa no distrito de Setúbal e vai até a praia de Burgau.

Além das praias e dos parques, o alto nível de entretenimento no Algarve é outro motivo para a visita dos turistas. O local é um paraíso para quem gosta de diversão: nos desportos, são vários campos de golfe e courts de ténis. A prática do mergulho também é muito popular.

Para os que gostam de aproveitar a vida noturna, o Algarve também é especial e traz um pouco da diversão ao estilo Las Vegas com os casinos. Ao todo são três, localizados em Monte Gordo, Portimão e Vilamoura. Todos de boa reputação, combinam mais de 900 slot machines.

Algar de Benagil (Algarve) – Foto de Bruno Carlos

Centro — O inverno já foi embora, mas o frio continua no centro e isso significa muito turismo na Serra da Estrela. O mais alto maciço de Portugal continental é muito visitado durante os primeiros meses do ano. A neve é bastante frequente e isso gera um cenário especial para os turistas.

Com aproximadamente 43 mil habitantes, a Serra da Estrela tem a única pista de ski de Portugal. Além da neve e do clima frio, nessa serra há uma Reserva Biogenética que protege a fauna e a flora da região e torna a experiência ainda mais bonita e diferente para os turistas.

Torre da Serra da Estrela – Foto de Pepe Martin (Mário José Martins)

Um pouco mais ao sul está o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros. Além da natureza incrível, este parque também é importante devido a alguns monumentos naturais. É o lugar certo para visitar grutas e montanhas com lindas paisagens. Entre as grutas mais famosas encontram-se a gruta da MoedaMoinho Velho, Algar e Almonda.

As atrações do centro português vão mais além! A natureza do litoral também está presente e a referência fica no distrito de Leiria. Nesta zona localiza-se Nazaré e Peniche, duas cidades famosas para os desportos aquáticos. Além de Leiria, o distrito de Coimbra também é muito visitado pelos turistas que procuram o litoral. A cidade de Figueira da Foz é o principal destaque da região.

Região de Lisboa — O entretenimento urbano da capital portuguesa e de Cascais e Estoril são excelentes motivos para visitar essa região, mas a área próxima a Lisboa tem uma natureza especial.

O Parque Natural de Sintra-Cascais também abrange a região de Lisboa. O Cabo da Roca está entre os lugares mais espetaculares, pelo fato de o local estar a 100 metros acima do nível do mar, sendo possível apreciar uma linda paisagem.

Nesse parque, os desportistas aparecem em grande número. “A Praia Grande é uma das muitas que se sucedem na orla marítima do Parque como a Adraga, a Samarra, a Praia das Maçãs ou o Guincho, integrado num característico sistema de dunas. Aqui encontram-se boas condições para a prática de windsurf, surf e bodyboard ou simplesmente para uns momentos de lazer à beira-mar“, informa o site Visit Portugal.

Nas margens do Rio Tejo, encontra-se a Reserva Natural do Estuário do Tejo. A reserva proporciona óptimas opções de turismo. Ainda na região de Lisboa e um pouco mais ao sul, no distrito de Setúbal, localiza-se o Parque Natural da Arrábida.

Praia do Gincho – Foto de “Husond”

Norte — O Parque Nacional Peneda-Gerês é sinónimo de turismo de natureza no norte de Portugal. Com total de 72 mil hectares, o parque está localizado na região do Minho, com aproximadamente 100 quilómetros de distância do Porto.

Pelo tamanho, visitar e conhecer os detalhes desse parque por completo é uma tarefa difícil. Para o turismo de natureza as cascatas são imperdíveis. Como são muitas, as mais especiais são a do Tahiti, Portela do Homem e Arado.

Entre Vilarinho das Furnas e miradouro da Junceda é possível conhecer um pouco do parque com passeios a cavalo e apreciar uma linda paisagem. Para quem gosta de montanha e um clima mais frio, a Serra do Gerês é a segunda maior elevação de Portugal continental. “O Gerês é certamente um dos locais turísticos mais fantásticos em Portugal, conjugando o mais fantástico da pureza do mundo natural com a oferta de lazer e diversão“, diz o site Serra do Gerês.

Parque Nacional Peneda-Gerês

Também no norte o Parque Natural do Alvão e o Parque Natural de Montesinho mesmo não sendo tão famosos como o de Peneda-Gerês, proporcionam mesmo assim, excelentes paisagens e boas opções para turismo de natureza.

Related Posts