fbpx

Projeto LIFE reforça financiamento para combater o declínio do Coelho-Bravo

A preocupante situação populacional do coelho-bravo  (Oryctolagus cuniculus algirus) e a tendência de declínio que esta espécie tem registado nos últimos anos levaram à união de esforços entre entidades portuguesas e espanholas para evitar o progressivo declínio desta espécie e inverter os respetivos impactes ambientais. Foi nesse sentido que surgiu o projeto Life Iberconejo (Life 20 GIE/ES/000731), coordenado pela Asociacion para la Defensa de la Naturaleza (WWF Espanha).

Recentemente o projeto recebeu financiamento que permitirá contribuir para a inversão da tendência de declínio do coelho-bravo. 

O desenvolvimento do projeto Life Iberconejo pretende incidir sobre uma série de assuntos fulcrais, nomeadamente:

  • Desenvolvimento de uma estrutura ibérica de governança: Euopean rabbit Iberian Coordination Committee (ERICC);
  • Avaliação e monitorização das populações de coelho-bravo à escala ibérica, utilizando protocolos de avaliação comuns nos dois países;
  • Avaliação e monitorização dos apoios comunitários à atividade agrícola considerando os seus benefícios para a sustentabilidade desta espécie, onde ainda se inclui a avaliação dos prejuízos causados pelo coelho nos sistemas agrários e formas de os avaliar e minimizar..

O projeto tem como unidade geográfica de trabalho o centro e sul da Península Ibérica e está previsto terminar no final de 2024.

As 14 entidades beneficiárias, 5 das quais portuguesas, entre elas o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas – ICNF, representam, no seu conjunto, os principais interessados na gestão desta espécie.

Coelho-bravo é uma espécie importante nos ecossistemas mediterrânicos, fazendo parte da alimentação duma ampla gama de predadores, sendo a presa principal de espécies em perigo de extinção, como o Lince-ibérico (Lynx pardinus) e a Águia-imperial (Aquila adalberti).

São-lhe também atribuídas importantes atividades como modelador da paisagem associadas aos sistemas mediterrânicos, contribuindo para a perpetuidade destes sistemas, em particular como fomentador da pedogénese.

Fique a saber mais sobre o coelho-bravo através do nosso artigo: Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) registado em vídeo.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:

 

Para além da monitorização de Sistemas Ecológicos, a NOCTULA apoia na elaboração e implementação:

  1. planos de gestão para espécies específicas de fauna e flora;
  2. medidas de minimização e compensatórias de impactes sobre as mesmas.

 

Trabalhos coordenados pela NOCTULA 

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

Fonte: ICNF

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.