fbpx

TWIND o novo projeto de investigação no setor da Energia Eólica Offshore

WavEC – Offshore Renewablesanunciou que o projeto TWIND, dedicado à área de investigação no setor da energia eólica offshore, foi aprovado para financiamento no âmbito do Programa-Quadro Horizonte 2020 da UE (H2020/EU). 

Este novo projeto foi lançado em Julho de 2019 e terá uma duração de três anos. É coordenado pelo WavEC, sediado em Portugal e reúne outras três entidades de investigação reconhecidas a nível internacional: Tecnalia Research & Innovation (Espanha), Offshore Renewable Energy Catapult (Reino Unido) e Universidade Técnica de Delft (Países Baixos).

Objetivo global

O projeto TWIND consiste em criar uma rede de excelência que dinamize um leque de profissionais de investigação, especializados no domínio da energia eólica offshore, com vista a apoiar este setor emergente em Portugal.

O projeto visa ampliar o perfil de investigação do WavEC como instituição de um país widening (Portugal). Para tal, procura assegurar a efetiva coordenação de esforços e instigar a excelência e a capacidade de inovação, através da transferência de conhecimento com os seus parceiros, líderes internacionais no domínio da energia eólica offshore e sedeados em países de elevado desempenho científico a nível europeu (Espanha, Reino Unido e Países Baixos).

As capacidades combinadas dos parceiros estabelecerão as bases para explorar resultados de investigação já existentes e para investir no desenvolvimento de novos conhecimentos.

As iniciativas de networking e transferência de conhecimento estimularão atividades de investigação e o desenvolvimento de serviços altamente qualificados, com elevado impacto na economia e na sociedade. Estas iniciativas dinamizarão ainda atividades de campo nas zonas de teste na costa Portuguesa com impacto a nível regional.

O TWIND está alinhado com diversas prioridades Nacionais e Europeias, nomeadamente a Estratégia Industrial do Governo do Reino Unido, a Estratégia Industrial Portuguesa para as Energias Renováveis Oceânicas, publicada em 2017, e o Plano de Implementação de Energia Eólica Offshore (SET Plan), adoptado em Junho de 2018, estabelecendo deste modo, uma via de consolidação da estratégia do WavEC nesta área e estimulando o desenvolvimento de uma cadeia logística em Portugal para a energia eólica offshore flutuante.

Artigo de interesse:

 

Fontes: Ambiente Magazine, Wavec

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários trabalhos para o setor das Energias Renováveis. Prestamos os seguintes serviços:

  • Pedidos de Enquadramento no RJAIA;
  • Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
  • Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
  • Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias (Planos de monitorização).

 

Se precisar de algum serviço na área da Avaliação de Impacte Ambiental não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.