fbpx

Criação de desdobrável (conteúdo e design) para a EDP Renováveis

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela elaboração do folheto desdobrável que a empresa EDP Renováveis distribuiu na região da Serra da Lousã, acerca das medidas levadas a cabo durante a construção e exploração do parque eólico Coentral-Safra de forma a harmonizar o funcionamento do projeto e a conservação dos valores naturais da região.

O design do panfleto desdobrável foi contratado à empresa Volupio design (www.volupio.com), empresa parceira da NOCTULA – Consultores em Ambiente em matérias de publicidade, design gráfico e marketing digital.

Durante todas as fases de implementação do parque eólico Coentral-Safra, a EDP Renováveis teve a preocupação de proceder à integração do projeto no ambiente, desenvolvendo medidas preventivas dos impactes negativos, em termos de processos, matérias-primas e práticas operatórias.

Exemplos destas práticas nos parques eólicos são:
  • A construção, sempre que possível, de linhas subterrâneas no transporte de energia (integrando de forma mais harmoniosa na paisagem, anulando a probabilidade das aves coliderem com os fios elétricos);
  • O uso de transformadores secos (eliminando a possibilidade de derrames de óleos);
  • A disposição dos aerogeradores de forma a maximizar o aproveitamento de aceiros e caminhos florestais já existentes (minimizando afetações da flora e dos solos);
  • A adoção de consideráveis espaçamentos entre os aerogeradores (diminuindo os efeitos sobre a paisagem e sobre a avifauna).

 

É de destacar que a Serra da Lousã está incluída na Lista Nacional de Sítios Natura 2000 (conjunto de áreas em que se pretende proteger os valores da natureza), sendo portanto uma área importante do ponto de vista da conservação da fauna (vida animal) e flora (vegetação).

A área ocupada pelo parque eólico do Coentral-Safra, aproximadamente 11 ha, é muito pequena quando comparada com a área total do sítio protegido (15 158 ha) e limita-se a algumas zonas de cumeada, onde a diversidade e riqueza de fauna e flora são mais escassas.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.