5 regras essenciais para a correta separação dos resíduos em fase de pandemia

Ambiente, Blog, Reciclagem, ResíduosComentários fechados em 5 regras essenciais para a correta separação dos resíduos em fase de pandemia1178

Face à evolução da infeção por COVID-19 em Portugal, a EGF, uma empresa europeia de referência no setor ambiental e líder no tratamento e valorização de resíduos em Portugal, identificou cinco regras essenciais a ter em consideração no momento de separação do lixo doméstico que se faz em casa e que precisa de uma atenção especial em fase de pandemia.

Para evitar a contaminação de mais pessoas é importante que se corrijam erros que têm vindo a ocorrer com alguma frequência no espaço público, nomeadamente:

  1. a deposição de resíduos fora do contentor;
  2. a colocação de máscaras e luvas nos ecopontos. 

É urgente e absolutamente necessário corrigir estes comportamentos, para proteção dos trabalhadores e da comunidade.

Este alerta decorre da necessidade urgente de melhoria de comportamentos individuais que influenciam o serviço de recolha e tratamento de resíduos urbanos, assegurado todos os dias por empresas e municípios.

5 regras essenciais

1) Máscaras, luvas e lenços não são recicláveis, devem ser SEMPRE colocados no lixo comum

Estes materiais estão a aparecer em grandes quantidades nos ecopontos, indo parar às linhas de triagem. Para além de não serem recicláveis, podem estar contaminados. Estes materiais devem ser colocados nos contentores para resíduos indiferenciados e nunca nos ecopontos.

2) Lixo contaminado não é reciclável, deverá ser SEMPRE colocado no lixo comum

*Esta regra aplica-se a todas as pessoas infetadas com COVID-19 ou que se encontrem em quarentena pela mesma suspeita.

Qualquer pessoa nestas condições, deverá ter o seu lixo colocado em dois sacos, um dentro do outro, bem fechados. Estes sacos não devem estar cheios nem compactados. Depois de estarem bem fechados devem ser depositados dentro do contentor de lixo comum.

3) NUNCA deixar sacos de lixo no chão, colocar SEMPRE dentro do contentor

Se o contentor estiver cheio, deve colocar o lixo no contentor mais próximo. Se a recolha habitual for feita com sacos, devem ser seguidas as instruções do município ou freguesia.

4) Em fase de pandemia NÃO deve colocar para recolha, colchões, sofás e outros materiais que não cabem nos contentores

Em fase de pandemia este serviço não é prioritário. As empresas e os municípios estão a fazer um esforço considerável para manter o serviço público essencial à população. Mesmo que faça arrumações em casa, deve aguardar pelo fim desta fase e apenas colocar todos os materiais que não cabem nos contentores quando o serviço estiver disponível.

5) Ficar em casa e manter a higiene

Ficar em casa, manter a higienização dos caixotes/zonas do lixo, proteger sempre as mãos e lavá-las após estas operações durante, pelo menos, 20 segundos. Com estas atitudes consegue-se prevenir a infeção, protegendo inclusive os trabalhadores que asseguram o serviço de recolha e tratamento de resíduos todos os dias.

Os trabalhadores do setor da recolha e tratamento de resíduos continuam todos os dias a contribuir para a limpeza das nossas ruas, através da recolha seletiva, e a garantir o tratamento dos nossos resíduos.

A melhor forma de lhes agradecer é cumprir estas regras e ser compreensivo para com as adaptações de recolha que o seu município ou freguesia poderá ter de fazer.

Com base nas orientações da Agência Portuguesa do Ambiente e da Direção-Geral da Saúde, a EGF disponibiliza ainda através de uma plataforma digital, uma secção de perguntas e respostas frequentes sobre o novo coronavírus (Covid-19) e materiais pedagógicos para utilização de todas as pessoas e organizações interessadas.


Fonte: EGF

Imagem de destaque: Retirada do site Pixabay

Related Posts