fbpx

Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Montemor

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela elaboração de um Pedido de Enquadramento no regime jurídico de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA), para o projeto de uma Central Solar Fotovoltaica em Montemor.

Foi apresentado à Agência Portuguesa do Ambiente um requerimento e um anexo técnico com todos os elementos identificados no Anexo I da Portaria n.º 395/2015, de 4 de novembro, em conformidade com artigo 2.º da referida portaria.

O projeto da Central Solar de Montemor destina-se exclusivamente à produção de energia elétrica a partir de uma fonte renovável e não poluente – o Sol. Estima-se que a Central Fotovoltaica tenha uma potência total instalada de 8,6 MW e que seja constituída por cerca de 26 880 painéis, com potência unitária de 320 Wp de tecnologia de cSi.

Os 26 880 painéis constituintes do campo solar serão fixados ao solo com base numa estrutura constituída em ferro (vigas H de ancoragem ao solo).

Estima-se que esta Central Fotovoltaica gere uma produção média anual de 15 860 MWh/ano, e que o número de habitações equivalentes alimentadas seja, aproximadamente, 5.000, evitando a emissão de, aproximadamente, 5.000 toneladas de CO2 por ano.

Uma Central Solar é um centro de produção de eletricidade que utiliza como energia primária, um recurso natural renovável, o sol. A sua implementação resulta da possibilidade de congregar vários fatores, como:

  1. O recurso solar;
  2. Condições de escoamento da energia produzida;
  3. Viabilidade para implantação das infraestruturas associadas à tecnologia.

 

Tendo em consideração as necessidades específicas que a tecnologia solar a implementar exige, para além do número de horas de sol e orientação do terreno é necessária a disponibilidade de terrenos com uma morfologia e configuração adequadas ao projeto (zona plana e com largura e comprimento compatível com a instalação dos painéis fotovoltaicos). 

Requisitos favoráveis à construção de uma Central Solar Fotovoltaica:

Requisitos de viabilidade técnica

  1. Dimensões necessárias à construção de uma Central Solar;
  2. Baixo nível de intervenção no terreno;
  3. Proximidade a uma linha de transporte de energia com as características técnicas necessárias. As características da intervenção adaptam-se à topografia do terreno.

 

Requisitos de viabilidade económica

  1.  Local de fácil acesso;
  2. Acessos já existentes.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários estudos no âmbito da instalação de centrais solares fotovoltaicas, nomeadamente:

 

Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.