Em 2019 o WavEC Offshore Renewables organizou um novo Seminário Anual, que abordou a temática: “Portugal e Noruega: Energia renovável marinha e aquacultura offshore”.
O evento contou com a colaboração da Embaixada da Noruega e Innovation Norway e decorreu no dia 4 de dezembro 2019, no Museu do Oriente, Lisboa.
O programa destacou os seguintes temas:
- Eólica offshore flutuante – Noruega e Portugal em posição de liderança;
- Energia das ondas;
- Aquacultura offshore e outras oportunidades de negócio na área dos oceanos;
- Financiamento e investimento.
A energia eólica offshore tem vindo a ganhar importância no contexto internacional. Segundo um estudo sobre o “Impacto económico potencial do setor das energias renováveis offshore em Portugal”, realizado pela PWC, nos últimos anos têm sido desenvolvidas diversas tecnologias para aproveitamento de energia eólica offshore, nomeadamente para plataformas fixas e flutuantes.
Não tendo as caraterísticas adequadas à instalação de energia eólica fixa, Portugal afirma-se como um dos pioneiros no aproveitamento de energia eólica offshore flutuante.
Segundo o estudo, Portugal tem potencialidade significativa de geração de energia eólica offshore flutuante, com uma área de 14 000 km2, com as condições ótimas para a sua produção e até 102 GW de capacidade potencial.
O nosso país tem vindo a apostar na inovação, quer em estruturas fixas (gravíticas) quer em estruturas flutuantes, afirmando-se globalmente como pioneiro em conceitos como a exploração energética eólica offshore flutuante mundial, provando a viabilidade do conceito Windfloat (Aguçadoura, Norte de Portugal) em 2011.
A aposta do país nesta tecnologia afirmou-se ainda mais com o segundo projeto que utiliza o conceito Windfloat – a entrada em operação do Projeto Windfloat Atlantic, o primeiro Parque Eólico Marítimo em Portugal.
Fontes: Ambiente Magazine, WavEC, PWC
A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta diversos serviços para o setor das Energias Renováveis, em todas as áreas de intervenção:
- Pedido de Enquadramento no Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA);
- Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
- Estudos de Macrocondicionantes;
- Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
- Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias.
Caso necessite de algum serviço nestas áreas, não hesite em contactar-nos.