Após um abrandamento em 2013, o setor da energia eólica em 2014 alcançou um novo recorde na capacidade instalada. Globalmente, 51,477 MW de novas instalações de produção eólica foram adicionados em 2014, de acordo com as estatísticas divulgadas pelo Conselho Global de Energia Eólica, ou Global Wind Energy Council (GWEC).
O valor recorde alcançado de mais 51 GW representa um aumento de quase 44% no mercado, comparativamente com 2013, e é um sinal sólido da recuperação do setor após uma fase difícil nos últimos anos. A instalação cumulativa total situava-se em 369 553 MW, no final de 2014.
Segundo os dados disponibilizados pelo GWEC, em termos de novas instalações de aproveitamento da energia do vento, a China liderou o ano de 2014, tendo instalado 23 351 MW em apenas um ano, o que fez disparar o seu parque eólico para os 114 763 MW. Apesar da China ainda ter muitos problemas ambientais para resolver, foi considerado um dos 10 países mais atraentes para investir em renováveis.
A Alemanha surge em segundo lugar na lista das nações que mais instalaram parques eólicos em 2014, tendo aumentado a sua capacidade eólica em 5 279 MW. Seguidamente, surgem os Estados Unidos, com 4 854 MW instalados.
Quanto a Portugal, o país aumentou a sua capacidade eólica em apenas 184 MW em 2014, aumentado o parque eólico nacional total para 4 914 MW. Apesar do baixo aumento de capacidade instalada em 2014, Portugal é 12º país com a maior capacidade eólica instalada a nível mundial.
Em Portugal, ainda não se atingiu o limite, mas a potência já está toda distribuída pelos investidores.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente já coordenou vários trabalhos para o setor da energia eólica, nomeadamente no âmbito de sobreequipamento de parques eólicos, tendo sido responsável pelo Pedido de Enquadramento do Sobreequipamento do parque eólico do Sobrado e pela elaboração de todos os elementos do respetivo Anexo Técnico e Anexo Cartográfico, realizou o Estudo de Viabilidade Ambiental de 2 parques eólicos a instalar no centro de Portugal, foi responsável pela Monitorização de Sistemas Ecológicos (Fauna e Flora) no Parque Eólico de São Macário II, entre outros projetos.
Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos.