A empresa norte-americana Lucid Energy criou um sistema de produção de energia limpa alternativo aos tradicionais, que é incorporado nos canos de água, aproveitando o movimento da mesma para produzir eletricidade.
As energias renováveis podem ser divididas em várias categorias, dependendo da sua fonte: hídrica, eólica, biomassa, solar, geotérmica, ondas e marés.
A energia hídrica é gerada pelo movimento da água e é considerada uma energia renovável. O sistema de produção de energia LucidPipe aproveita o movimento da água dentro dos canos do sistema de abastecimento urbano para produzir eletricidade, este teve as suas primeiras implantações na cidade de Portland, nos Estados Unidos, em janeiro de 2015.
Como funcionam o sistema de produção de energia limpa dos LucidPipes?
LucidPipes são canos que possuem no seu interior turbinas movimentadas conforme a pressão exercida pela água dos sistemas de distribuição da cidade. A energia mecânica gerada pela rotação das turbinas é transmitida a geradores localizados na parte superior dos canos, transformada e armazenada na forma de energia elétrica.
De acordo com o presidente e diretor executivo da Lucid Energy, Gregg Semler, é necessária uma grande quantidade de energia para as atividades de distribuição de água (sendo o maior custo desta atividade). Os LucidPipes poderiam minimizar estes custos.
As centrais de distribuição de água tendem a localizar-se em pontos topograficamente mais altos para que o fluxo da água aconteça pela ação da gravidade até às residências. Nos casos em que a água precisa de se deslocar de uma zona baixa para uma mais alta é feito bombeamento.
O sistema de distribuição de água de Portland foi construído tendo em conta essa permissa, o que significa que a água flui pela cidade principalmente pela ação da gravidade, rejeitando a necessidade de grandes gastos de energia para o bombeamento da água.
Apesar da Lucid Energy afirmar que a redução da pressão da água pela presença das turbinas é relativamente baixa, ela ainda existe, e deve ser considerada em locais onde o fluxo é estimulado através de bombeamento.
O sistema produz em média 1100 MWh por ano, energia suficiente para abastecer 150 casas. A energia renovável produzida pelo LucidPipe de 200 kW de potência é depois vendida à Portland General Electric (PGE).
Uma grande vantagem deste sistema, e diferenciação comparativamente com outros sistemas de energia limpa, como a solar e a eólica, é que é independente da meteorologia ou hora do dia. Ou seja, não depende do vento ou da presença de radiação solar, apenas do fluxo de água no interior dos canos.
Esta é uma boa opção para cidades que precisam de aumentar a sua capacidade energética mas que não têm espaço ou condições para o fazer.
Fonte: Ecycle