Dia Mundial da Terra

Alterações climáticas, Ambiente, Biodiversidade, BlogComentários fechados em Dia Mundial da Terra2292

Dia Mundial da Terra (Earth Day) celebra-se todos os anos no dia 22 de Abril em mais de 190 países. Neste dia milhões de pessoas assumem o seu “compromisso com a proteção e a necessidade de preservar os recursos naturais, o ambiente e a sustentabilidade da Terra”.

Para o ano de 2021, o tema escolhido pela ONU destaca o envolvimento de todos na recuperação e preservação do ambiente e do Planeta, através do tema: “Recuperação da Terra”.

Em comunicado, a ONU refere que “as alterações climáticas representam o maior desafio para o futuro da humanidade e para os sistemas dos quais depende a vida e que tornam o nosso planeta habitável.”

Descubra  como está a ser celebrado o Dia Mundial da Terra, em vários países do mundo (Clique aqui).

Dados recentes da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), indicam que mais de 28 mil espécies estão ameaçadas de extinção: 40% são anfíbios, 33% são corais de recifes, 25% de mamíferos e 14% de aves. Portugal encontra-se nos primeiros lugares entre os países europeus com mais espécies em risco de extinção. As plantas continuam a ser o grupo com o número mais elevado em risco, mas também há moluscos, mamíferos e anfíbios em perigo. ⠀

Para as comemorações do Dia Mundial da Terra em Portugal, a Fundação Oceano Azul desafia uma vez mais dezenas de organizações portuguesas a celebrarem este dia, sob o tema “O OCEANO É A NOSSA TERRA”. Através da realização de várias iniciativas online, a fundação pretende informar e sensibilizar a sociedade civil sobre a importância que o oceano desempenha na Terra, dar a conhecer a sua biodiversidade, os serviços que presta e os problemas que o afetam. Pretende ainda sensibilizar para envolvimento de todos na sua proteção e recuperação.

Do ponto de vista político, as celebrações serão também assinaladas pela realização da cimeira climática promovida pela Administração do Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden. “Um Dia Mundial da Terra com impacto positivo global no futuro sustentável do planeta”, é o objetivo desta cimeira que junta vários líderes mundiais.

Citando o Secretário Geral da ONU, António Guterres, “a recuperação da pandemia de COVID-19 oferece uma oportunidade para o mundo escolher um caminho mais limpo, ecológico e sustentável”.

Dia Mundial da Terra – Quando surgiu e porquê?

As comemorações do Dia da Terra tiveram lugar pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970, promovidas pelo senador americano Gaylord Nelson (1916-2005), que organizou um fórum ambiental que envolveu cerca de 20 milhões de participantes.

A organização deste evento foi uma resposta ativa sobre os problemas ambientais como a poluição, principalmente devido aos derrames de petróleo.

O que podemos fazer pelo nosso planeta?

Mudar o mundo depende de cada um de nós! Por isso, o Dia Mundial da Terra é dedicado à consciência, mas também a pequenos gestos que podemos fazer para tornar o planeta ambientalmente mais sustentável.

Opções sustentáveis para melhorar a nossa pegada ecológica:

  1. reduzir o consumo de bens alimentares, roupa e energia;
  2. evitar o desperdício;
  3. reutilizar tudo o que for possível;
  4. reciclar;
  5. aderir à compostagem;
  6. optar por lâmpadas LED;
  7. evitar materiais plásticos;
  8. utilizar transportes públicos ou até mesmo optar por veículos não poluentes, como por exemplo a bicicleta.

Fontes: Fundação Oceano Azul

Related Posts