A organização internacional Carbon Disclosure Project (CDP), divulgou pelo 4º ano consecutivo uma lista de cidades mundiais que lideram a ação climática e a transparência ambiental em 2021.
Porto e Braga são as únicas cidades portuguesas a integrarem esta lista, que incluí 95 cidades mundiais. Estas duas cidades, juntamente com Águeda e Aveiro, já tinham sido distinguidas em 2020.
Das 95 cidades com melhor classificação, 26 são europeias, entre elas podemos encontrar, Barcelona, Atenas, Berlim, Copenhaga, Paris, Estocolmo, mas também a cidade italiana de Pádua e Zurique na Suíça.
Em comunicado a CDP, explica que as “95 cidades selecionadas receberam a pontuação máxima pela sua transparência e ação ambiciosa para mitigar ou se adaptarem às alterações climáticas”.
Nesta nova edição, os responsáveis pelo relatório da CDP, realçaram pela negativa, a ausência de países como a China, Índia e Rússia, considerados 3 dos países mais poluidores do mundo.
As cidades que alcançaram melhores resultados, foram integradas na chamada “lista A”, o que significa que têm o dobro das medidas climáticas em relação às restantes cidades avaliadas e também têm mais do dobro das oportunidades relacionadas com o clima, em setores como os transportes e a tecnologia.
Para se obter uma boa classificação as cidades devem:
- Revelar os seus dados ambientais publicamente;
- Ter um inventário de emissões;
- ter uma meta de redução de emissões ambiciosa e um objetivo futuro para as energias renováveis;
- Ter uma avaliação de riscos climáticos e vulnerabilidades;
- Ter um plano de adaptação climática.
Em 2021 foram avaliadas 956 cidades, um aumento substancial em relação às 591 cidades avaliadas em 2020.
Segundo a organização, pela primeira vez, mais de mil cidades divulgaram os seus dados de impacto ambiental através do sistema da CDP. No entanto, apesar desse aumento, a organização CDP salienta a necessidade urgente de mais cidades aumentarem a sua ambição climática.
Consulte a lista completa, AQUI.