Paula Mata, Engenheira do Ambiente, CEO da empresa Base Sustentável e Membro Adjunto da Delegação de Aveiro da Ordem dos Engenheiros, fez parte do painel de oradores da Conferência sobre Responsabilidade Ambiental, que se realizou na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu, no dia 11 de maio de 2016. Esta iniciativa teve como objetivo avaliar o caminho percorrido pelo Regime da Responsabilidade Ambiental, partilhar experiências na área e obstáculos que foram encontrados ao longo dos processos.
Na Conferência sobre “Responsabilidade Ambiental”, a Eng.ª Paula Mata abordou o tema “Como avaliar os riscos ambientais?“. A Avaliação de Riscos Ambientais permite determinar a probabilidade de ocorrência de um determinado evento e respetivas consequências no ambiente.
A Avaliação de Riscos Ambientais pressupõe três fases: a de Diagnóstico, a de Análise de Risco Ambiental e Valorização Financeira do Risco e a de definição do montante da Garantia Financeira.
Desde que se formou em Engenharia do Ambiente, pela Universidade de Aveiro, Paula Mata tem estado envolvida em vários projetos de gestão, monitorização e fiscalização na área do ambiente. É CEO da empresa Base Sustentável, tendo funções técnicas e de gestão. A Base Sustentável propõe-se a ajudar as organizações a desenvolver uma atitude atenta aos desafios ambientais em harmonia com as suas responsabilidades sociais e económicas.
Empresas e organizações que preencheram o programa da conferência:
- Agência Portuguesa do Ambiente (Eng.ª Inês Sousa – Divisão de Responsabilidade Ambiental e Solos Contaminados);
- Base Sustentável (Eng.ª Paula Mata);
- NOCTULA – Consultores em Ambiente (Eng.º Pedro Silva-Santos);
- Dr.ª Sofia Sá, Autora do livro “Responsabilidade Ambiental – Operadores Públicos e Privados”;
- Eco-Partner (Dr.ª Marta Lampreia);
- MAPFRE Portugal (Dr. Pedro Ribeiro e Silva);
- PRIO Energy (Eng.ª Marisa Ventura – Responsável de Qualidade, Segurança e Ambiente).