fbpx

Dia Mundial da Eficiência Energética – 5 de Março

No dia 5 de Março, assinala-se em todo o Mundo o Dia Mundial da Eficiência Energética.

A comemoração deste dia tem como objetivo consciencializar a população sobre a importância de reduzir o consumo energético através da utilização mais consciente e sustentável dos recursos energéticos. Este é um dever de todos e uma forma de também contribuirmos para a redução da nossa pegada carbónica.
 
A nível Europeu estão definidas metas ambiciosas para a eficiência energética, com o objetivo de se poupar 32,5% de energia até 2030. Para atingir esse objetivo é necessário reduzir cerca de 40% as emissões de gases poluentes com efeito de estufa, em relação a 1990 e promover até 32% a produção de energias renováveis.
 
A nível nacional, Portugal tem vindo a desenvolver vários instrumentos e políticas integradas de energia e clima através do Plano Nacional da Energia e Clima (PNEC 2030). Este plano pretende promover a promoção da descarbonização da economia e a transição energética, visando a neutralidade carbónica até 2050.
Dicas para melhorar a eficiência energética
Seja em sua casa ou na empresa onde trabalha, é sempre possível ter em atenção pequenos gestos que permitem economizar energia e promover a eficiência energética, que não só beneficiam o meio ambiente, mas também a fatura de energia que recebemos no final do mês. Deixamos aqui algumas dicas:
 
  • Opte por lâmpadas de baixo consumo – As lâmpadas LED duram mais tempo (até um máximo de 25 anos de vida útil) e permitem-lhe poupar até 90% em gastos com a iluminação.
 
  • Aproveite a luz natural – Opte por ter as paredes interiores pintadas com cores claras de modo a que as paredes e tetos possam refletir a luz natural e mantenham o espaço acolhedor e confortável. 

 
  • Desligue os aparelhos da tomada e não deixe a luz acesa – Não deixar a luz acesa em divisões vazias pode ser o mais básico dos conselhos, mas é claramente um dos mais importantes. De igual forma, não deixe a televisão, o computador ou outros aparelhos que use em standby. Se não os estiver a usar, desligue-os da tomada.

 
  • Opte por eletrodomésticos com a classificação energética A – Verifique sempre qual é a classificação energética dos seus eletrodomésticos e opte preferencialmente pela classificação A. Apesar de ligeiramente mais caros, a médio/longo prazo a poupança é significativa.

 
  • Em casa faça melhor uso das máquinas de lavar loiça e roupa – Se tiver tarifa bi ou tri-horária opte por utilizar a máquina nos períodos de vazio, uma vez que o preço da eletricidade nestes períodos é mais barato. Utilize também sempre as suas máquinas com a carga máxima.

 
  • Considere a colocação de Painéis Solares – Ainda que o investimento inicial possa ser relativamente alto, a médio/longo prazo os painéis solares podem ajudar a reduzir até 60% o consumo de energia.

 
  • Opte por materiais que melhorem o isolamento térmico – Opte por instalar janelas duplas que permitem o isolamento térmico, tanto no inverno como no verão. Estas devem ter caixilharia em PVC por forma a manter o ambiente isolado e se evitar perdas de calor. Reforce também o isolamento das paredes e do pavimento. Na escolha de isolamentos térmicos opte por materiais reciclados e de baixo impacte ambiental (ex.: aglomerado de cortiça).

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.