O consórcio britânico Kite Power Solutions desenvolveu uma nova tecnologia de energia eólica que aproveita a força do vento através de uma estrutura semelhante a um parapente.
A tecnologia da Kite Power Solutions consiste na colocação, em zonas profundas ao largo da costa (a uma profundidade de mais de 40 metros), de plataformas flutuantes a que são presos dois dispositivos semelhantes a estruturas de parapente. A oscilação destes dispositivos por efeito do vento alimenta o funcionamento de pequenas turbinas, onde por sua vez se gera eletricidade.
Entre as vantagens apontadas pelo consórcio está o menor custo de implantação (que é reduzido a metade, comparativamente com o custo das turbinas eólicas “offshore” convencionais) e de manutenção. Além disso, garante a Kite Power Solutions, estes sistemas dispensam os subsídios para o seu desenvolvimento, ao contrário do que acontece com a generalidade das eólicas.
A tecnologia, que aproveita a energia renovável do vento, está a ser desenvolvida desde 2011 e a Kite Power Solutions tem já um sistema com 40 kW de capacidade instalada a funcionar de forma automática. Prevê-se a operação de um módulo com 500 kW. A empresa espera a partir de 2019 ou 2020 fornecer sistemas desta potência a produtores e evoluir depois, a partir de 2022, para sistemas com 3 MW.
Além de Portugal, Japão, Estados Unidos e Reino Unido são locais considerados adequados para a instalação da tecnologia de produção de energia eólica.
Fonte: Jornal de Negócios
A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta todos os serviços relacionados com este instrumento, em todas as áreas de intervenção:
- Pedidos de Enquadramento no RJAIA;
- Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
- Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
- Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias (Planos de monitorização).
A equipa da NOCTULA já coordenou vários trabalhos para o setor da energia eólica, nomeadamente no âmbito de sobreequipamento de parques eólicos, tendo sido responsável pelo Pedido de Enquadramento do Sobreequipamento do parque eólico do Sobrado e pela elaboração de todos os elementos do respetivo Anexo Técnico e Anexo Cartográfico, pelo Estudo de Viabilidade Ambiental de 2 parques eólicos a instalar no centro de Portugal e pela Monitorização de Sistemas Ecológicos (Fauna e Flora) no Parque Eólico de São Macário II, entre outros projetos.
Caso necessite de algum serviço não hesite em contactar-nos.