Festivais de Música mais verdes: “O Ambiente Aprova a Natureza Aplaude”.
Numa altura em que os festivais de música atraem mais de 2 milhões de espetadores por ano, estes eventos têm de se diferenciar para se manterem uma referência. Serem reconhecidos pelas suas iniciativas ambientais é um dos pontos a ter em consideração.
O governo português quer incentivar a adoção de critérios que reduzam os impactes e promovam o uso eficiente de recursos e é nesse sentido, que surge o programa “Sê-lo Verde”, que se destina a apoiar medidas inovadoras, de caráter e impacto ambiental positivo, a serem implementadas em festivais de música.
Nos festivais de música em Portugal, “a água consumida seria suficiente para encher quatro piscinas olímpicas, o combustível gasto permitiria 5.500 viagens de autocarro entre Lisboa e o Porto, os resíduos produzidos encheriam 200 camiões de lixo e as emissões de dióxido de carbono equivaleriam às de 850 viagens de avião entre Lisboa e o Porto”.
O programa “Sê-lo Verde”, surge no sentido de tentar combater e minimizar estes números. É uma iniciativa do Ministério do Ambiente e Fundo Ambiental e destaca os seguintes objetivos:
- Incentivar a adoção de critérios ambientais que contribuam, de modo efetivo, para uma redução de impactes e eficiência no uso de recursos materiais e energéticos em festivais de música organizados em Portugal;
- Incentivar a adoção de abordagens inovadoras para um uso eficiente e produtivo dos recursos;
- Contribuir para a educação e sensibilização ambiental dos grupos de interesse envolvidos – promotores, marcas, municípios, espetadores e comércio local envolvente;
- Valorização e promoção da vertente ambiental do evento, junto do público nacional e internacional, pelos promotores, marcas e instituições públicas associadas.
Ações propostas para a melhoria da qualidade ambiental nos festivais de música
– Produção de energia no recinto através de bicicletas com dínamo;
– Poder reutilizar as estruturas e materiais promocionais;
– Deslocação de bicicleta com parques seguros;
– Incentivos ao uso de transportes públicos e car sharing;
– Bilhetes eletrónicos;
– Mais ecopontos nos recintos e sacos para colocar os resíduos;
– Plantar árvores e plantas, mais espaços verdes;
– Casas de banho ecológicas, com sabão biodegradável;
– Cinzeiros portáteis e ecopontos para pastilhas elásticas;
– Aumentar a reciclagem e compostagem;
– Maior eficiência energética e uso de energias renováveis.
O programa Sê-lo Verde, suportado por verbas do Fundo Ambiental 2017, atribuirá aos promotores dos Festivais, incentivos à adoção de boas-práticas, num valor total de 500.000 euros.
Imagem de destaque: Pixabay