LIPOR cria iniciativa que permite a circulação de Ecocentros Móveis em vários Municípios

Ambiente, Blog, Reciclagem, Resíduos, sustentabilidadeComentários fechados em LIPOR cria iniciativa que permite a circulação de Ecocentros Móveis em vários Municípios387

Todos nós temos em casa vários tipos de resíduos que vamos acumulando, ou porque não nos é conveniente passar no ecocentro, ou porque muitas vezes não sabemos o que fazer com determinado resíduo. Por isso, muitas vezes o seu destino acaba por ser o lixo normal e descartamos a possibilidade desses materiais serem valorizados e gerarem uma nova vida.

A LIPOR, em parceria com os 8 Municípios Associados (Porto, Matosinhos, Gondomar, Maia, Póvoa de Varzim, Valongo, Vila do Conde e Espinho), criaram os Ecocentros Móveis, uma iniciativa que tem como objetivo a recolha de resíduos domésticos perigosos e outros valorizáveis.

Em comunicado, a LIPOR explica que a dinâmica do projeto, consiste na permanência do ecocentro móvel, durante um determinado período de tempo, em diferentes zonas dos Municípios, permitindo dessa forma abranger um maior número de pessoas, bem como, recolher o maior número de resíduos urbanos recicláveis.

Esta operação é também uma forma de sensibilização, divulgação e informação sobre a importância da reciclagem.

 

Durante (pelo menos) o mês de janeiro, vão circular em todos os Municípios abrangidos, os Ecocentros Móveis, onde os cidadãos vão poder entregar para reciclar:

  1. CD’s e DVD’s
  2. Pequenos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos
  3. Embalagens e Latas com restos de produto (verniz, tinta, solventes, produtos de limpeza)
  4. Lâmpadas Led e Fluorescentes
  5. Papel não embalagem (jornais, revistas, livros e folhas)
  6. Pilhas e Baterias
  7. Tinteiros e Tonners
  8. Rolhas de Cortiça

No site de cada município associado, pode informar-se sobre quando e onde estará o Ecocentro Móvel mais perto de si.

Com este projeto, a LIPOR e os seus municípios pretendem tornar a prática da reciclagem cada vez mais acessível a todos, para que continuemos a caminhar para uma Economia Circular.

Esta iniciativa está enquadrada no Aviso POSEUR com o objetivo principal de proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos.


Fonte: Lipor

Related Posts