fbpx

Recuperação de Áreas Intervencionadas – Central Solar Fotovoltaica

NOCTULA – Consultores em Ambiente é responsável pelo acompanhamento das ações associadas ao Plano de Recuperação das áreas intervencionadas (PRAI), durante a fase de construção de um projeto de produção de energia solar, localizado no norte do país.

A implementação do Plano de Recuperação das Áreas Intervencionadas está previsto no Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) do projeto e o acompanhamento das ações associadas ao PRAI visar dar resposta a um dos pontos indicados na Decisão de Incidências Ambientais (DIncA).

Em que consiste o Plano de Recuperação das Áreas Intervencionadas (PRAI)?

O Plano de Recuperação das Áreas Intervencionadas tem como objetivos a integração paisagística dos diversos elementos do empreendimento, nomeadamente através do revestimento vegetal dos seus taludes e a recuperação de todas as áreas afetadas pelos trabalhos de construção, incluindo o estaleiro e plataforma de apoio aos trabalhos.

Acompanhamento da recuperação das áreas intervencionadas

De forma a verificar a eficácia das medidas implementadas, é necessário proceder ao acompanhamento da recuperação das áreas intervencionadas. Para o efeito, são realizadas visitas aos locais afetados pelas obras de construção após a concretização das ações de recuperação.

Estas visitas visam verificar a evolução da vegetação nos locais afetados, e sua envolvente direta, bem como identificar zonas onde a recuperação possa ter sido mais deficiente, e perceber qual a causa associada. Estas campanhas de verificação são realizadas nas épocas mais adequadas à comunidade florística existente.

Após a conclusão dos trabalhos de construção, há lugar a uma recuperação paisagística das áreas intervencionadas, que tem como objetivos:

  • a minimização das incidências na paisagem;
  • o restabelecimento da vegetação autóctone;
  • o revestimento dos solos, de forma a minimizar a ação erosiva dos ventos e das chuvas que tende a ser mais intensa se o solo for deixado a descoberto.

O Plano de Recuperação das Áreas Intervencionadas (PRAI) para o Parque Eólico de Mirandela foi um dos vários trabalhos já realizados pela NOCTULA – Consultores em Ambiente, neste âmbito.

Necessita de apoio para a sua obra?

A nossa equipa pode auxiliar a sua empresa!

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do e-mail: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.