Dia Nacional do Ar

Ambiente, Blog, sustentabilidadeComentários fechados em Dia Nacional do Ar230

Comemora-se a 12 de abril o Dia Nacional do Ar, instituído pelo Governo Português em 2019, através da Resolução de Conselho de Ministros n.º 64/2019.

A celebração deste dia pretende alertar, sensibilizar e envolver a sociedade no fomento da responsabilidade pessoal e maior motivação e compromisso com a proteção e melhoria da qualidade do ar.

“Educar para melhorAr” foi o tema escolhido para o ano de 2021. Este tema destaca a importância de envolver a comunidade e o sistema educacional na formação das crianças e jovens para serem cidadãos mais informados, mais conscientes e mais responsáveis.

No âmbito das comemorações deste dia, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) organizou um Webinar dedicado ao efeito do confinamento na qualidade do ar a nível nacional.

Segundo a Agência, o “confinamento para controlar a propagação da pandemia de COVID-19, e a consequente redução significativa do tráfego rodoviário, levou a reduções muito significativas nos níveis de poluentes. Estas evidências devem fazer-nos refletir e repensar nas nossas escolhas, por exemplo, no que se refere às opções de mobilidade mais sustentáveis”.

Este Webinar contou com a presença da Secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa e foi marcado pela apresentação do projeto “O Ar que eu respiro”, desenvolvido pela APA em parceria com a Associação Bandeira Azul para a Europa, no âmbito do Programa Eco-escolas.

Durante o evento foram abordadas questões sobre as diferentes opções para monitorizar a qualidade do ar, com o exemplo prático do recente projeto da Camara Municipal de Lisboa de monitorização com recurso a sensores dispersos pela cidade.

Por fim, foram apresentadas as mais recentes funcionalidades da aplicação “QualAr”, desenvolvida no âmbito da campanha nacional “Por um país com bom ar”. Saiba mais sobre esta campanha, aqui: https://por1bom-ar.apambiente.pt/.

A app pode ser descarregada gratuitamente através do “Google Play” ou da “App Store”.

A aplicação móvel QualAr fornece, em tempo real, informações sobre a qualidade do ar na sua localização ou no seu destino, índices de qualidade do ar na estação de medição mais próxima, entre outros parâmetros.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição do ar é o maior problema ambiental que afeta a saúde humana.

Apesar das melhorias, em Portugal persistem alguns problemas de qualidade do ar, principalmente nos grandes aglomerados urbanos. A nível nacional a poluição do ar causa cerca de 6 mil mortes/ano, agrava problemas de saúde, sobretudo em grupos mais vulneráveis, e é responsável pela perda de dias de trabalho, agravando os custos da saúde e contribuindo para perdas económicas.


Fonte: APA

Related Posts