fbpx

Alterações climáticas: Nova Norma ISO para a ação climática 

Os gases de efeito de estufa (GEE) são identificados como a principal causa das alterações climáticas e a sua gestão é crucial para nos ajudar na adaptação às suas consequências. Para reduzir as GEE e ajudar a criar metodologias e mecanismos de mitigação e adaptação às alterações climáticas, estão a ser desenvolvidas iniciativas a nível internacional, previstas na futura norma ISO 14 080.

Esta nova norma internacional está a ser desenvolvida pela “International  Standard Organization” – Organização Internacional para a Normalização e destina-se a dar a todas as organizações envolvidas na ação climática, um quadro para o desenvolvimento de metodologias consistentes, comparáveis e melhoradas na luta contra as alterações climáticas.

 

A International  Standard Organization já produziu mais de 570 normas relativas ao ambiente:
  • Normas que controlam as mudanças climáticas;
  • Normas que quantificam as emissões de gases e promovem as boas práticas de gestão e planeamento ambiental.

 

Estas normas têm como objetivo fazer frente à mudança climática e apoiar os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento no combate ao problema das alterações climáticas.

A ISO 14080 – Greenhouse gas management and related activities – Framework and principles for methodologies on climate actions, irá fornecer orientação sobre como criar atividades efetivas de mitigação e adaptação, enquanto dá às partes interessadas maior acesso aos recursos financeiros e outros, necessários para combater a mudança climática.

A futura norma que está atualmente na fase de Draft International Standard (DIS), fornece uma estrutura para o desenvolvimento de novas metodologias de ação climática, bem como a revisão e gestão ao longo do tempo das metodologias já existentes, tendo em consideração os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDGs), a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris.

A ISO 14080 que funcionará como um Guia de Orientação e Princípios Metodológicos para as ações climáticas, pode ajudar as organizações privadas, iniciativas, associações industriais e programas de GEE, a demonstrar que a ação climática pode contribuir para uma sociedade com baixa emissão de carbono.

Fontes: Intedya, Edifícios e Energia, ISO

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.