fbpx

Avaliação Ambiental Estratégica para a alteração de um PDM

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) no âmbito da alteração do Plano Diretor Municipal (PDM) de um município no norte de Portugal.

A alteração ao PDM do município encontra-se sujeita a AAE de acordo com o artigo 95º do Decreto-Lei n.º 380/99, de 22 de Setembro, com alterações introduzidas e republicação operada pelo Decreto-Lei n.º 46/2009, de 20 de fevereiro, e a) do n.º 1 do Artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 232/2007, de 15 de junho(que transpõe para o direito nacional, as Diretivas Europeias 2001/42/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de junho, e 2003/35/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 26 de maio), alterado pelo Decreto-Lei n.º 58/2011, de 04 de maio.

A Avaliação Ambiental Estratégica é um instrumento de avaliação de impactes de natureza estratégica com o intuito de facilitar a integração ambiental e a avaliação de oportunidades e riscos de opções e estratégias no quadro de desenvolvimento sustentável de um plano ou programa.

Os objetivos da avaliação ambiental estratégica podem ser concretizados através do art. 2º do Decreto-Lei n.º 232/2007, de 15 de junho, postulando que tal consiste na «…identificação, descrição e avaliação dos eventuais impactes significativos no ambiente resultantes de um plano ou programa, realizada durante um procedimento de preparação e elaboração de um plano ou programa e antes do mesmo ser aprovado ou submetido ao procedimento legislativo, concretizada na elaboração de um relatório ambiental e na realização de consultas, e a ponderação dos resultados obtidos na decisão final sobre o plano ou programa e a divulgação pública de informação respeitante à decisão final».

O objetivo da elaboração do Relatório Ambiental da alteração ao PDM do município, dando cumprimento à legislação em vigor, consiste em identificar, descrever e avaliar as opções transpostas para a planta de implantação deste plano, do ponto de vista ambiental e da sustentabilidade.

A abordagem desenvolvida no Relatório de Fatores Críticos seguiu a estrutura e diretrizes metodológicas previstas para uma análise baseada, tanto quanto possível, numa abordagem estratégica, seguindo o “Guia de Boas Práticas para a Avaliação Ambiental Estratégica” publicado pela APA – Agência Portuguesa de Ambiente:

  • Questões Estratégicas da proposta de alteração ao PDM do município, que traduzem os objetivos estratégicos do objeto de avaliação;
  • Definição do Quadro de Referência Estratégica (QRE) para a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE);
  • Consideração das principais problemáticas ambientais da alteração ao PDM do município.

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.