fbpx

Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030) em Consulta Pública

O Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU 2030) esteve em Consulta Pública, no Portal Participa, até ao passado dia 11 de dezembro de 2020.

O Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos (PERSU), aprovado em 1997, consiste num instrumento de planeamento de referência na área dos resíduos urbanos (RU), que proporciona a implementação de um conjunto de ações fundamentais na concretização da política de resíduos urbanos.

O nível de ambição colocado nas novas metas europeias relativas à deposição de resíduos em aterro, reutilização e reciclagem de resíduos urbanos, reciclagem de embalagens e de redução do plástico, bem como a nova meta para a deposição em aterro, coloca a Portugal desafios de grande complexidade, que exigem alterações que passam por reconversão de tecnologia e mudança de comportamentos dos cidadãos.

Assim, a evolução permanente e necessidade de atingir as ambiciosas metas para 2030 preconizadas na Diretiva 2018/851 de 30 de maio de 2018, que altera a Diretiva 2008/98/CE relativa aos resíduos, tornou necessária a reformulação do PERSU, como forma de orientar o setor.

PERSU 2030 – Objetivo

O PERSU 2030 visa o estabelecimento de medidas e a implementação de ações que permitam ao país estar alinhado com as políticas e orientações comunitárias e, em  consequência, dar um contributo com relevo para a melhoria do ambiente.

A submissão do plano em Consulta Pública, tem como objetivo a recolha de contributos técnicos que constituam uma mais-valia na sua elaboração e que permitam o cumprimento das metas de 2030.

Conheça os documentos propostos pela Agência Portuguesa do Ambiente – APA, para a elaboração do PERSU 2030 – CLIQUE AQUI.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.