fbpx

BioEconomia na Construção de Territórios Sustentáveis em destaque no 19.º Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental

A Associação Portuguesa De Engenharia Sanitária E Ambiental – APESB, em parceria com Câmara Municipal de Viseu e do Instituto Politécnico de Viseu, promoveu a 19.ª edição do Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENASB) e as 12ª Jornadas Técnicas Internacionais de Resíduos (JTIR).

Este ano, aproveitando a oportunidade da realização conjunta do ENaSB e das JTIR, foram debatidos temas de interesse comum aos dois sectores (água e resíduos). 

O tema “A BioEconomia na Construção de Territórios Sustentáveis: o contributo dos setores das águas e resíduos”, teve como objetivo analisar o contributo dos setores das Águas e Resíduos na sua relação com os recursos naturais, para a concretização das oportunidades inerentes ao desenvolvimento da BioEconomia. 

O evento realizou-se de 21 a 23 de outubro de 2021 na cidade de Viseu.

No âmbito da divulgação deste evento, a APESB referiu que “os setores das Águas e dos Resíduos são eixos fundamentais na sustentabilidade. A sua gestão é da maior importância para a qualidade do meio ambiente e, consequentemente, para a qualidade de vida das gerações presentes e futuras.”
 
A provisão de serviços de qualidade, a custos e preços eficientes e equitativos que contribuam para promover, por um lado, entidades gestoras sustentáveis e, por outro, territórios resilientes e com qualidade de vida, são desígnios do setor que estiveram em debate nas seguintes sessões:
 
  • Sessão plenária I: Serviços de Águas e Resíduos: Uma Ponte com Outros Setores de Atividade;
  • Sessão Plenária II: A Neutralidade Carbónica e a Transição Energética nos Serviços de Águas e Resíduos;
  • Sessão Plenária III: A Resiliência dos Serviços de Águas e Resíduos em Contexto de Crise Sanitária;
  • Sessão Plenária IV: A Inovação nos Serviços de Águas e Resíduos;
  • Sessão Plenária V: O Papel dos Engenheiros no Desenvolvimento Sustentável.

 

O programa incluiu ainda apresentações onde foram discutidos os desenvolvimentos técnicos as inovações científicas e as opções tecnológicas no setor da Engenharia Sanitária e Ambiental. 

Fontes: apesbenasb

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.