fbpx

Programa LIFE 2020: Projetos de Conservação da Natureza e Ação Climática

A Comissão Europeia abriu a 2 de abril de 2020, o período de candidaturas, para a apresentação de propostas no âmbito do Programa LIFE 2020, tendo reservado mais de 450 milhões de euros para projetos que visem a proteção ambiental, a conservação da natureza e a ação climática.

As candidaturas decorreram ao longo do ano de 2020. (*o prazo de candidatura foi diferente consoante o tipo de projeto).

O período para a apresentação de projetos candidatos ao Programa LIFE, esteve dividido em dois subprogramas, um para o ambiente (representando 75% do apoio financeiro geral) e outro para a ação climática (representando 25%).

O Programa LIFE (L’Instrument Financier pour l’Environment) é um instrumento financeiro comunitário, criado com o objetivo  específico de contribuir para a execução, atualização e desenvolvimento das políticas e estratégias europeias na área do ambiente.

O ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, prestou apoio às candidaturas no âmbito do sub-programa para o ambiente, no domínio prioritário Natureza e Biodiversidade, em temas relacionados com florestas e solos (setor do Ambiente e Eficiência de Recursos) e em temas relacionados com naturezabiodiversidadeflorestas e solos (setor de Governação e Informação em Matéria de Ambiente).

Subprograma Ambiente 2020:

Projetos de eficiência ambiental e de recursos (14 de julho de 2020)

Projetos de natureza e biodiversidade (16 de julho de 2020)

Projetos de Governança e Informação Ambiental (16 de julho de 2020)

Projetos integrados no âmbito do subprograma de meio ambiente (6 de outubro de 2020);

Projetos de assistência técnica no âmbito do subprograma de meio ambiente (6 de julho de 2020);

Subprograma de ação climática

Projetos de mitigação para as mudanças climáticas (6 de outubro de 2020);

Projetos de adaptação às mudanças climáticas (6 de outubro de 2020);

Projetos de Governança e Informação Climática (6 de outubro de 2020);

Projetos integrados no âmbito do subprograma de ação climática (6 de outubro de 2020)

Projetos de assistência técnica no âmbito do subprograma de ação climática (16 de julho de 2020);

A Comissão Europeia considera que tanto o setor do ambiente como do clima têm fortes vínculos com a saúde humana. Assim, considerando o desafio global com o qual estamos a ser confrontados, no âmbito da pandemia Covid 19, a Comissão Europeia acredita que o programa LIFE deve fazer o máximo para contribuir ativamente para encontrar soluções.

Mais informações sobre o Programa LIFE 2020, consulte as páginas: www.ec.europa.eu/easme/en/section/life/calls-proposals ou www.life.apambiente.pt/.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.