fbpx

Bola transparente melhora em 35% a eficiência de painéis solares

Com o objetivo de aumentar a eficiência de painéis solares e torná-los mais baratos, o arquiteto alemão, André Broessel criou o Rawlemon, uma lente esférica que ajudará na produção de energia solar, com a promessa de alterar este mercado.

eficiência de painéis solares

O sol é uma fonte de energia renovável que muitos defendem ser o futuro da energia na nossa sociedade dependente deste recurso. A energia solar, tal como as outras energias renováveis, evita a importação de combustíveis fósseis, como o carvão e gás natural para gerar eletricidade, poupando dinheiro ao país e evitando a emissão de gases com efeito de estufa.

O projeto é composto por uma esfera perfeitamente simétrica e transparente, fácil de integrar em edifícios, e que aumenta em 35% a eficiência de painéis fotovoltaicos tradicionais.

A esfera transparente concentra a luz solar num ponto, fazendo com que, para produzir a mesma quantidade de energia, os painéis solares não precisem de ser tão grandes. Esta alteração torna a produção de energia solar:

  • Mais sustentável porque a área de células solares é reduzida;
  • Mais eficiente porque é possível gerar mais energia em menos espaço e utilizar luz difusa.

 

Rawlemon

No vídeo oficial do Rawlemon, que pode ver no início deste artigo, estima-se que, se todos os utilizadores de telemóveis carregassem o seu aparelho com este sistema em miniatura (adaptado ao uso doméstico), poder-se-ia fechar uma central de energia nuclear.

As aplicações para este sistema de aproveitamento da energia solar, tanto ao nível elétrico como térmico, são imensas. Como por exemplo, estações de carregamento de carros elétricos ou janelas que produzem energia.

Apesar das grandes vantagens ambientais, a energia solar apresenta também algumas desvantagens. Descubra mais sobre esta energia renovável com O Guia Essencial para perceber a Energia Solar.

A NOCTULA – Consultores em Ambiente presta diversos serviços para o setor das energias renováveis:

  1. Pedidos de Enquadramento no RJAIA;
  2. Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
  3. Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
  4. Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias (Planos de monitorização).

 

Já fomos responsáveis por vários projetos na área da energia solar, nomeadamente o Enquadramento legal e restrições ambientais de uma central fotovoltaica ou o Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) relativo ao projeto da Central Fotovoltaica em Ovar.

Caso necessite de algum serviço nesta área, não hesite em contactar-nos.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.