energias renováveis parque eólico

Capacidade da energia eólica no limite em Portugal

Blog, Energia Eólica, Energias RenováveisComentários fechados em Capacidade da energia eólica no limite em Portugal3801

Portugal quase atingiu o limite da capacidade da energia eólica, mas tem ainda grande potencial na energia solar e de biomassa, diz a presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia à Agência Lusa.

paineis fotovoltaicos solares energias renovaveis chile

A aposta nas energias renováveis é cada vez maior. Em 2014 a produção de eletricidade a partir de fontes renováveis em Portugal foi responsável por 62,7% do total energia elétrica consumida, com um aumento de 6% em relação a 2013.

No caso da energia eólica ainda não se atingiu o limite em Portugal, mas a potência já está toda distribuída pelos investidores.

parque eólico central eólica aerogeradores sobreequipamento

Teresa Ponce de Leão, salienta que da potência instalada em Portugal metade é proveniente de energia renovável, dividida em partes iguais entre hídrica e eólica. “Já tivemos dias em que a totalidade do consumo no país foi abastecida a partir de energias renováveis”, afirma, acrescentando que Portugal tem feito um grande esforço “para que as interligações (elétricas) da rede europeia sejam viáveis”. “Para podermos aproveitar todo esse recurso que temos em energias renováveis e podermos exportar para o resto dos países”.

A energia eólica é mais barata que a energia produzida com carvão, gás ou energia nuclear quando os custos de fatores externos, como a qualidade do ar, toxicidade humana ou alterações climáticas são tidos em conta. Veja mais sobre o custo da energia eólica.


A NOCTULA – Consultores em Ambiente já realizou vários trabalhos relacionados com energia eólica, nomeadamente no âmbito de sobreequipamento de parques eólicos, tendo sido responsável pelo Pedido de Enquadramento do Sobreequipamento do parque eólico do Sobrado e pela elaboração de todos os elementos do respetivo Anexo Técnico e Anexo Cartográfico, realizou o Estudo de Viabilidade Ambiental de 2 parques eólicos a instalar no centro de Portugal, foi responsável pela Monitorização de Sistemas Ecológicos (Fauna e Flora) no Parque Eólico de São Macário II, entre outros projetos…

Fonte: Observador

Related Posts