No âmbito do programa Circuito de Portugal 2019, cerca de 4.100 postos detentores de pneus usados em todo o país, receberam visitas de técnicos especializados, com o objetivo de sensibilizar para as boas práticas de reciclagem e recauchutagem.
A execução deste Circuito foi da responsabilidade da Valorpneu, entidade gestora do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU), responsável pela recolha de pneus em final de vida.
Circuito de Portugal 2019
Esta iniciativa única em Portugal e na Europa, que teve como objetivo a promoção de uma ação no local, recordando as boas práticas do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU) e reforçando o compromisso de todos os intervenientes para a sustentabilidade do setor.
A ação percorreu vários distritos do país.
Segundo a Valorpneu, a ação integrou 11 promotores que realizaram cerca de 770 visitas mensais.
Entre os detentores de pneus, estão operadores, empresas ou entidades como:
- oficinas;
- estações de serviço;
- lojas especializadas;
- grandes frotistas;
- autarquias.
Para além de um importante momento informativo, as sessões integrara ainda uma ação lúdica com um inovador pneu telecomandado.
A visita serviu ainda para a recolha e atualização de informação, permitindo uma perspetiva real e atual do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados, que será apresentada no final do Circuito.
A Diretora Geral da Valorpneu, Climénia Silva, explicou que esta “ação inovadora permite ir ao encontro de cada um dos detentores de pneus usados. O objetivo é escutá-los, conhecer os seus desafios na gestão diária e recordar algumas das regras de segurança e eficiência do SGPU”.
Na maioria dos países fora da Europa não existem sistemas de gestão de pneus usados organizados, pelo que a UE tem sido uma referência de estruturação para o resto do mundo.
O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, realça o facto de este ser dos “fluxos específicos” com melhor desempenho em Portugal, sendo também “um exemplo a nível europeu”. (…) Graças a este trabalho deixamos de ver pneus em ribeiras ou pinhais, como acontecia há uns anos”.
Fontes: Ambiente Magazine, Valorpneu
Se tiver dúvidas sobre Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU) clique aqui.