Combinar Autoconsumo elétrico com a Aerotermia

Ambiente, Blog, Eficiência Energética, Energia, Energias RenováveisComentários fechados em Combinar Autoconsumo elétrico com a Aerotermia242

O autoconsumo elétrico já é uma realidade em muitos lares portugueses. O aproveitamento dos recursos da energia solar, combinados com a aerotermia, permitem poupar na conta da eletricidade e gás, bem como é um factor de conservação do meio ambiente, e por conseguinte, contribui para a eficiência energética.

O que é o autoconsumo elétrico?

Relativamente a uma habitação, o autoconsumo eléctrico consiste no processo de gerar energia elétrica através da instalação de painéis fotovoltaicos, geralmente colocados nos telhados das casas e edifícios. Com isto, é permitida a entrada da energia solar, bem como a produção de eletricidade, beneficiando o consumo doméstico existente no lar.

Todos estes painéis solares dispõem de baterias mediante as quais ser armazena o excendente de energia que é produzida durante o dia, para que possa ser utilizada durante a noite.

Tipos de autoconsumo elétrico:

Dentro do autoconsumo eléctrico podemos falar de dois tipos:

  1. Autoconsumo ligado à rede: Este lar obtém a energia de forma autónoma através dos painéis solares ligados à rede de distribuição física.
  2. Autoconsumo não ligado à rede: É optimo. Neste caso, o lar é abastecido de forma total e independente da energia elétrica, sem necessidade de outro tipo de ligação. Assim, a fatura da luz poderá sofrer uma redução de 100%, já que não será necessário contratar eletricidade com nenhum fornecedor de eletricidade.

Autoconsumo elétrico combinado com a Aerotermia

Além do autoconsumo elétrico, o objetivo de uma casa eficiente energéticamente falando, também se consegue graças à aerotermia.

A aerotermia é definida como a tecnologia capaz de extrair 75% da energia do ar para transformá-la em aquecimento, para obter ar condicionado ou água quente.

Atualmente, as bombas de calor empregados na aerotermia podem ser abastecidos graças a energia gerada pelas placas solares. A conjugação dos dois pode significar que este cilindro utilize até 80% da energia elétrica produzida pelas referidas placas, garantindo a poupança de energia.

Por isso, o design da bomba de calor é fundamental. Esta deve conter um sistema de regulação climática integrado com as placas solares, de modo a que a produção de energia desta instalação seja superior ao consumo da casa, podendo ser usado o excedente para produzir água quente, aquecimento ou refrigeração.

Assim, com esta combinação, vão ser obtidos importantes benefícios:

  1. Contributo para o meio ambiente: A aerotermia pode ser considerada uma energia renovável já que, como foi mencionado, parte da energia é extraída do ar.
  2. Necessidades energéticas: Com a combinação de ambas, é possível abastecer quase todas as necesidades energéticas a um custo nulo.
  3. Amortização rápida: O preço da instalação de placas solares e de aerotermia costumam superar os 10.000 euros. Os “entendidos” afirmam que este se pode pagar em 6, 7 anos.
  4. Seguro: Ao não ter risco de combustão, é praticamente impossível que se produza alguma fuga.
  5. Em Espanha, por exemplo, esta tecnologia poderá ser comparticipada por várias comunidades autónomas, já que existem politicas direcionadas para a eficiência energética.
  6. A manutenção tanto da bomba de calor, como das placas solares é praticamente mínimo.

Atualmente já existem diversas empresas que se dedicam exclusivamente destes sistemas. Poderá encontrar as mais variadas propostas acedendo à internet e fazendo uma pesquisa de mercado, de acordo com as suas necessidades.

Conheça as novas regras aplicáveis ao Autoconsumo de Energia Renovável publicas pelo Decreto-Lei n.º 162/2019.

Este artigo foi produzido pela equipa Selectra, líder no aconselhamento de tarifas de gás natural e eletricidade em França e Espanha e agora em Portugal. Atualmente tem ao seu dispor o site dirigido aos consumidores de energia onde podem comparar as tarifas e ter toda a informação relacionada com o mercado livre.


NOCTULA – Consultores em Ambiente presta diversos serviços no setor das Energias Renováveis (Eólica, Solar e Hídrica).

Consulte os nossos serviços aqui. Para conhecer alguns dos nossos trabalhos, clique aqui.

Caso necessite de algum serviço não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: [email protected].

Related Posts