fbpx

Como fazer um chuveiro exterior solar?

[parceria]

No Verão, as férias em casas de madeira, afastadas da cidade, são revigorantes para o corpo e para a mente. Silêncio, paz e ar fresco,  não é isso que todos queremos?

Infelizmente esta felicidade pode ser perturbada pela falta de alguns confortos aos quais estamos habituados e o desejo de um banho quente faz com que o regresso à cidade possa ser mais rápido.

Então, como desfrutar dos prazeres da natureza quando fica numa casa em madeira  e como criar um ambiente confortável sem muito esforço?

Alternativas ao chuveiro normal

Quando pensa num banho quente imagina de imediato um espaço interior limpo e confortável.

Mas se vai viajar para fora da cidade em direção a uma casa em madeira integrada na natureza, se calhar vale a pena adaptar-se a uma mente não-urbana. Talvez o chuveiro possa estar não apenas no interior, mas também no exterior, sob o céu azul de verão e assim permitir que desfrute de um banho enquanto escuta os sons da natureza.

Esta alternativa não é apenas barata e fácil de construir, também permite que quebremos a rotina e possamos relaxar completamente. A verdade é que quanto mais nos afastarmos das atividades do nosso dia a dia, mais depressa a mente descansa e o corpo recupera.

Pessoas que têm chuveiros de exterior instalados nas suas casas em madeira dizem muitas vezes, que no inverno é muito difícil voltar para o interior. Tomar banho no exterior permite que nos sintamos próximo da natureza e de desfrutar completamente dessa experiência única.

O verão é uma excelente época para desfrutar da luz solar e também para usar a sua energia térmica. Isto vai ajudar a poupar dinheiro na sua casa de férias e também será um comportamento ambientalmente sustentável e amigo da natureza.

Como fazer um chuveiro exterior solar?

Se já decidiu fazer um chuveiro exterior na sua casa de madeira para usar durante o Verão, vamos agora ver como este processo é simples.

A produção de um chuveiro de exterior solar requer pouco esforço e investimento. Assim, para que possa construir o seu chuveiro solar, deve adquirir o seguinte material:

  • mangueiras longas e pretas;
  • materiais de aquecimento rápido (como o metal usado em telhados);
  • vidro volumoso;
  • um distribuidor de água de três vias;
  • uma conexão a uma fonte de água fria.
 
Primeiro passo:

Em primeiro lugar deve decidir o local para instalação do seu chuveiro exterior e construir uma proteção de olhares alheios. Deve decidir também quanto quer investir nos aspetos estéticos, de forma, a que estes, estejam devidamente enquadrados com a natureza.

Depois de ter escolhido e preparado o local, está na hora de começar a instalar a estrutura que vai suportar o painel solar.

Passos a seguir:

1- A estrutura pode ficar numa caixa pequena feita de madeira não usada ou de outro material barato com dois buracos através do qual a mangueira irá passar.

2 – No fundo dessa caixa, deve ser colocado um material de aquecimento rápido (metal será a melhor opção), depois é colocada uma mangueira preta com o princípio de zigzag e a caixa em si é coberta por um vidro grande.

3 – Esta estrutura deve ser instalada num ângulo oblíquo, virado a sul e próximo da localização do chuveiro exterior.

4 – Acima desta estrutura, fica o tanque de água, para o qual pode usar um cilindro de água pintado de preto. O fundo do tanque fica ligado à fonte de água e a outra conexão é para o final da mangueira preta.

5 – Quando o tanque de água estiver ligado ao sistema de aquecimento solar, uma corrente de água vai circular e fazer com que toda a água aqueça.

Para criar um modelo parecido a um chuveiro convencional, ligue uma mangueira adicional ao tanque e ligue-a ao distribuidor de água de três vias. Isto vai permitir um ajuste no fluxo de água. 

Com estes chuveiros pode desfrutar de água quente no exterior, mesmo com uma temperatura ambiente de apenas 16 graus Celcius e em dias quentes a água aquece em apenas algumas horas.

A construção e manutenção de um sistema de chuveiro exterior destes é rápido e barato. Assim, tirar uns dias de férias na sua casa em madeira no verão passa a ser confortável, mesmo num ambiente totalmente integrado na natureza.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.