Dia Mundial da Terra (Em Casa)

Alterações climáticas, Ambiente, Biodiversidade, BlogComentários fechados em Dia Mundial da Terra (Em Casa)533

Dia Mundial da Terra (Earth Day) celebra-se todos os anos no dia 22 de Abril e este ano, com a celebração do 50º aniversário, o tema escolhido pela ONU, foi a “Ação Climática”.

Em comunicado, a ONU refere que “as alterações climáticas representam o maior desafio para o futuro da humanidade e para os sistemas dos quais depende a vida e que tornam o nosso planeta habitável.”

Em Portugal e face às circunstâncias que vivemos em consequência da pandemia por SARS-CoV-2 (COVID-19), as celebrações deste dia estão a ser organizadas pela Fundação Oceano Azul que desafiou as organizações portuguesas a adaptarem as suas comemorações à realidade atual.

Em comunicado, a Fundação Oceano Azul, revela que 40 organizações já aderiram a este desafio, estando previstas diversas atividades digitais sob o hashthag #EarthDayEmCasa.

As atividades iniciaram no dia 18 de Abril e vão prolongar-se até ao dia 26 de Abril, nas respetivas plataformas digitais de cada entidade (sites, páginas de Facebook e Instagram). Estão incluídas atividades como:

  1. webinar sobre greenwashing;
  2. conversas sobre os mitos da reciclagem;
  3. identificação de microplásticos em casa;
  4. boas práticas ambientais;
  5. quizz variados, entre muitas outras.

Entre as atividades, várias são dedicadas à biodiversidade:

  1. “Biodiversidade de Pantufas” (organizado pela Associação BioLiving, nos dias 21 e 22 de Abril, às 11h30 no Instagram (@Bio_Living e no Facebook (@associacaobioliving);
  2. “Desafio – Pinta uma ave de esperança” (organizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, nos dias 21 e 22 de Abril, no Facebook @spea.birdlife);
  3. “Constrói uma tartaruga marinha” (organizado pela RIAS no dia de 21 de Abril, no Instagram @rias_olhao e no Facebook @rias.olhao);
  4. “Ria Formosa – conhecer e preservar” (organizado pelo Centro Ciência Viva do Algarve, no dia 22 de Abril às 12h30, no Instagram @ccvalg e no Facebook @ccvalgarve);
  5. “Há vida no litoral” (organizado pelo Geota, no dia de 22 de Abril, através do Facebook @cw.coordenacao.nacional).

Veja o programa (*programas dos dias 23 a 26 disponíveis brevemente) na galeria em baixo e participe da #EarthDayEmCasa:

Oceanário de Lisboa também se juntou a esta celebração com a iniciativa ‘Missão_MAR, desvenda o crime climático’, prevista para o dia 22 de abril.

Segundo a Fundação o objetivo destas atividades consiste na mobilização, a partir de casa, do maior número de cidadãos, para celebrar os 50 anos do Dia Mundial da Terra, considerando importante e reveladora a adesão de todas entidades a este desafio e da forte capacidade de adaptação às difíceis circunstâncias. Afirma ainda que em Portugal, a consciência coletiva e a vontade de proteger a natureza e o oceano são cada vez maiores.

Dia Mundial da Terra – Quando surgiu e porquê?

As comemorações do Dia da Terra tiveram lugar pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970, promovidas pelo senador americano Gaylord Nelson (1916-2005), que organizou um fórum ambiental que envolveu cerca de 20 milhões de participantes.

A organização deste evento foi uma resposta ativa sobre os problemas ambientais como a poluição, principalmente devido aos derrames de petróleo.

Para conhecer todas as atividades que estão a decorrer em Portugal, CLIQUE AQUI.

Descubra ainda como está a ser celebrado o Dia Mundial da Terra, em vários países do mundo (CLIQUE AQUI).


Fontes: Fundação Oceano Azul; Wilder

Related Posts