Com a publicação do European Green Deal (Pacto Ecológico Europeu), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, colocou o clima e o meio ambiente no topo da agenda política. Os objetivos incluem:
- a neutralidade de carbono até 2050;
- uma revisão das metas para 2030;
- um Pacto Climático Europeu;
- liderança na economia circular e tecnologias limpas;
- uma nova estratégia de biodiversidade para 2030;
- uma nova estratégia direcionada para a poluição zero.
Como forma de receber experiências e opiniões sobre a transição energética na UE, a Comissão Europeia abriu uma consulta pública online com o objetivo de recolher informações sobre futuros conteúdos e iniciativas dos Estados-Membro para a implementação do programa LIFE 2021-2027, que incluiu um novo subprograma de transição energética no qual passarão a estar integradas as iniciativas de captação de mercado atualmente financiadas pelo Energy Challenge do programa Horizon 2020.
Este subprograma tem como propósito a colaboração no desenvolvimento de capacidades e a disseminação de conhecimentos, habilitações, técnicas inovadoras, metodologias e soluções para alcançar os objetivos da União Europeia em matérias de transição para energias renováveis e maior eficiência energética.
O subprograma de transição energética incluirá as iniciativas de “aceitação do mercado” atualmente incluídas na área de eficiência energética, integradas no Desafio de Energia Social do Programa Horizonte 2020.
Durante o próximo período (2021-2027), o programa LIFE ajudará a Europa a cumprir essas prioridades, contribuindo para:
- a mudança para um sistema circular, através de uma economia resiliente, da neutralidade carbónica e do uso eficiente de energia, baseada em energia renovável;
- a proteção e melhoria da qualidade do meio ambiente;
- parar e reverter a perda de biodiversidade e combater a degradação dos ecossistemas.
Para mais informações, pode consultar a proposta de regulamento que estabelece um programa de ação ambiental e climática (LIFE), no qual foram estabelecidos provisoriamente os principais objetivos e condições do futuro programa LIFE.
A consulta pública esteve disponível até ao dia 27 de Abril de 2020 e incluiu a participação de entidades públicas e privadas de todos os Estados-membros da União Europeia (UE).
Fonte: ec.europa.eu