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Coradia iLin o comboio elétrico movido a hidrogénio

Numa estratégia de redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE), a Alemanha tem vindo a implementar algumas medidas que visam reduzir as emissões dos GEE, tendo em conta os novos parâmetros que a UE está a exigir a todos os estados membros, de forma a minimizar o problema da poluição atmosférica. Como não é possível eliminar as emissões da indústria e da agropecuária do país até o ano de 2050 sem afetar o seu desenvolvimento, o governo decidiu focar-se na mobilidade.

O país tem investido no desenvolvimento de carros elétricos e atualmente conta já com uma frota de 45 milhões de carros, dos quais apenas 25 mil são totalmente elétricos e 150 mil são híbridos.

A Alemanha estabeleceu também um prazo máximo (2030), para todos os novos carros que forem registados no país. O objetivo da medida obriga todos os carros a estarem livres de emissões de gases estufa e outros poluentes até 2030.

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No seguimento desta estratégia de combate à poluição atmosférica, a empresa francesa Alstom apresentou o primeiro comboio de passageiros, alimentado completamente por hidrogénio. Este comboio será colocado em serviço na linha Buxtehude-Bremervörde-Bremerhaven-Cuxhaven da Alemanha, na Baixa Saxônia, até Dezembro de 2017. Após dois anos em desenvolvimento, o comboio “Coradia iLint” oferece uma alternativa de emissões zero à Alemanha.

O primeiro comboio do mundo movido a hidrogénio entrou em movimento em setembro de 2018.

O Coradia iLint é um novo comboio regional, livre de emissões de CO2 e uma alternativa ao abastecimento a diesel. É movido a células de combustível de hidrogénio e as suas únicas emissões são vapor e a água condensada, operando também com baixos níveis de ruído. A Alstom é uma das primeiras fabricantes ferroviárias do mundo a desenvolver um comboio de passageiros baseado nesta tecnologia. Para tornar a implementação do Coradia iLint o mais simples possível para as operadoras, a Alstom oferece um pacote completo, composto por comboio e manutenção, além de toda a infraestrutura de hidrogénio de uma única fonte.

O Coradia iLintEle fabricado em Salzgitter, na Alemanha, na maior unidade da Alstom, é um comboio elétrico desenvolvido com um tanque de combustível de hidrogénio colocado no telhado, que alimenta a célula de combustível para gerar eletricidade. Será o primeiro projeto para o transporte de passageiros ao longo da ferrovia. A maioria das inovações deste âmbito têm sido focada para transportes de carga.

O presidente e CEO da Alstom, Henri Poupart-Lafarge refere que: “A Alstom tem o orgulho de lançar uma inovação no campo do transporte limpo que irá completar a sua gama de comboios regionais”. “Isto mostra a nossa capacidade de trabalhar em estreita colaboração com os nossos clientes, ao desenvolver um comboio em apenas dois anos”, afirma Henri.

Fontes: Alstom, Engenhariae

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