fbpx

“Desafio Desperdício Zero” – Os seus 30 dias mais conscientes!

Quer começar a mudar, a ser mais consciente e a ter um impacto mais positivo sobre o nosso planeta, mas não sabe por onde começar? Aceite o desafio do blog Âncora Verde!

“Desafio 30 dias sem desperdício”

Ao longo do mês do Outubro, Leila Teixeira, autora do blog Âncora Verde, disponibilizou um conjunto de dicas fáceis e acessíveis para uma vida sem desperdício.

No início do mês de Dezembro e no âmbito da iniciativa,“Outubro sem desperdício”, a bloguer compilou várias dicas e lançou o e-book “Dicas sem Desperdício”.

Este e-book funciona como uma espécie de guia, dividido por capítulos intuitivos. Para além da partilha de diversas dicas e de alguma informação base sobre o movimento Zero Waste, a autora lançou ainda o “Desafio 30 dias sem desperdício!”

O objetivo desta iniciativa consiste em desafiar as pessoas a fazerem uma pequena ação por dia durante um mês, para promoverem comportamentos mais conscientes e ecológicos.

O guia possui ainda uma secção elaborada por Ana Milhazes Martins, autora do blog Ana, Go Slowly e mentora do projeto Lixo Zero Portugal, sobre desperdício zero com animais.

Leila Teixeira defende que “viver sem desperdício na sociedade consumista em que vivemos é um desafio difícil. Por vezes é essencial paramos um pouco para nos conectarmos novamente com a natureza e com o nosso planeta!”

É impossível controlar todo o processo de produção de alimentos ou de bens de consumo, mas existem sempre pequenos gestos que podemos adotar. Faça download deste e-book e coloque em prática o “Desafio Desperdício Zero – 30 dias mais conscientes!”.

Sabia que…

Em Portugal, cada pessoa produz em média cerca de 440kg de resíduos por ano.

Todos os dias, entre 4,8 e 12,7 milhões de toneladas métricas de plástico entram no oceano, 93% dos quais são resíduos dos consumidores.

Cerca de 30% dos resíduos produzidos entre 2011 e 2016 vai parar diretamente aos aterros, 22% são incinerados e apenas 27% dos resíduos são reciclados.

Todo o lixo plástico que vai para os aterros não desaparece e pode ficar centenas de anos a libertar gases tóxicos para a atmosfera.

Nos primeiros 10 anos deste século produziu-se mais plástico do que durante todo o século anterior.

Prevê-se que até 2050 haja mais plásticos no mar do que peixes.

Segundo a autora, o blog Âncora verde surgiu da sua vontade de mudar mentalidades, alterar comportamentos e tornar as pessoas mais conscientes das relações causa-efeito de cada uma das suas decisões.

Por vezes a mudança pode ser muito difícil, por isso, este pequeno guia, compila um conjunto de dicas imprescindíveis para quem quer começar a mudar aos poucos a sua forma de estar na vida.

Só custa começar. Aceita o desafio?

Faça o download do e-book “Dicas sem Desperdício” aqui: E-BOOK DICAS SEM DESPERDÍCIO.

Pode ainda acompanhar o trabalho desenvolvido pela Leila Teixeira, aqui: www.ancoraverde.pt ou através da página official do Facebook.

Fonte: Âncora Verde

Imagens: Retiradas do Blog Âncora Verde

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.