fbpx

Dia Internacional da Reciclagem | 17 de Maio

O Dia Internacional da Reciclagem celebra-se a 17 de Maio, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para relembrar a importância de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos.

Qual a importância da reciclagem?

Quando se deposita corretamente o lixo e evitamos que este vá para aterro, estamos a contribuir para a sua circularidade e para a preservação do meio ambiente.

A reciclagem consiste num processo de transformação de um resíduo sólido que não seria aproveitado, dando-lhe novamente uma nova vida como matéria-prima ou produto.

Depois de cada um de nós depositar os resíduos no ecoponto correto, os resíduos são transportados pelas autarquias para um centro de triagem, onde são submetidos a uma separação mais rigorosa.

Depois de separado e transformado, esse material volta a ser usado como matéria prima para objetos do nosso dia a dia como embalagens, livros, garrafas ou mobiliário.

Sabia que…

Cada português produz uma média de 1,32 kg de lixo, contribuindo para uma produção anual de 4,75 milhões de toneladas de resíduos urbanos?

Portugal já contribuiu para a reciclagem de 7,5 milhões de toneladas de resíduos de embalagens.

Apesar dos resultados positivos alcançados, existe ainda um considerável potencial de crescimento ao nível da adoção do hábito de separação em casa e fora de casa, resultando em maiores quantidades de embalagens usadas a encaminhar, que consequentemente representam um importante contributo para a transição de um modelo económico circular.

Para o futuro estão previstas novas e ambiciosas metas de reciclagem, que irão passar dos atuais 44% para 65% até 2030 e 70% em 2035.

Portugal tem um longo caminho a percorrer, sendo por isso importante continuar a educar e sensibilizar os cidadãos.

Número da reciclagem de embalagens em Portugal

Em duas décadas, Portugal enviou para reciclagem 7,5 milhões de toneladas de resíduos de embalagens;

Existem mais de 43 mil ecopontos espalhados pelo território nacional;

71% dos portugueses fazem diariamente a separação das suas embalagens (ou seja, 7 em 10 lares já envia os seus resíduos para reciclagem);

100% da população tem acesso à recolha seletiva.

Dicas da SPV para reciclar mais e melhor

Ter um ecoponto doméstico pode ser o primeiro passo. Separar os resíduos em casa e depois deitar o plástico, metal e pacotes de bebidas no ecoponto amarelo, o papel e cartão no ecoponto azul e o vidro no ecoponto verde. Há também locais para depositar resíduos como pilhas, óleos ou eletrodomésticos.

  •  Não precisa de lavar as embalagens antes de as colocar no ecoponto;
  • Deve espalmar as embalagens para otimizar espaço no seu ecoponto;
  • As latas de conserva devem ser colocadas no ecoponto amarelo;
  • Os guardanapos e papel de cozinha devem ser colocados no lixo indiferenciado;
  • Não precisa de retirar os rótulos das suas embalagens quando as coloca no ecoponto;
  • Os pacotes de bebidas devem ir para o ecoponto amarelo;
  • Se uma embalagem for constituída por vários materiais e não for possível separá-los, pode colocar no ecoponto do material predominante;
  • Os copos de vidro partidos devem ser depositados no lixo indiferenciado;
  • O esferovite deve ser colocado no ecoponto amarelo.

Tem dúvidas sobre como fazer a separação dos resíduos?

Instale a aplicação WasteApp, que nos diz onde deitar os resíduos e onde encontrar os ecopontos mais próximos.

Fontes: Quercus; SPV

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.