workshop de energias renováveis paines solares telhado

Como a energia solar está a mudar a arquitetura

Alterações climáticas, Ambiente, Blog, Construção, Energia, Energia Solar, Energias RenováveisComentários fechados em Como a energia solar está a mudar a arquitetura596

[parceria]

A captação de energia solar e o seu eficiente aproveitamento deixou de ser uma mera utopia para se tornar numa opção viável e praticamente indispensável nos nossos lares, não apenas de hoje, mas também nos que futuramente serão construídos.

Ainda que possamos frequentemente esbarrar no argumento que refere que o investimento em causa é consideravelmente alto para o benefício real que podemos colher da mesma, a realidade demonstra que nunca o preço desta tecnologia foi mais acessível e eficiente do que é agora.

Como forma não só de tornarmos os nossos lares ambientalmente mais sustentáveis, mas também para que sejam cada vez mais independentes da rede elétrica convencional, os nossos dias assistem a um verdadeiro virar de paradigma na crescente adoção desta tecnologia à medida que a mesma vai cimentando os seus argumentos.

Ao assumir um desenho eficiente das casas do futuro, podemos assegurar que as mesmas vão poder tomar proveito de uma crescente tendência de captação de energia solar, de forma a torná-las cada vez mais independentes e energeticamente sustentáveis.

Com soluções que permitem hoje em dia alcançar uma total independência energética, ainda que as mesmas não estejam ao alcance de todas as bolsas, estas certamente representam uma esperança na crescente acessibilidade ao consumidor comum.

Nos dias de hoje é possível, com investimentos bastante acessíveis obter poupanças na ordem dos 75% no aquecimento da água recorrendo somente a tecnologia solar. Dado que a climatização e aquecimento de água constituem uma parcela considerável dos gastos energéticos de um lar, tal opção não deve, de todo, ser descartada.

Ao mesmo tempo, a instalação de painéis fotovoltaicos permite uma considerável poupança na fatura da eletricidade mensal, a mesma variando consoante fatores que incluem:

  1. a exposição solar em determinado período;
  2. perfil de consumo;
  3. o facto de estar ou não alguém em casa durante o período de maior captação energética.

A valorização de edifícios que optem por uma maior eficiência energética aliada à tecnologia de captação de energia solar também estão sujeitas a uma maior valorização e apreciação positiva no mercado.

Por um lado, nunca o público esteve tão atento e permeável às questões climatéricas e ao combate à alteração das mesmas. Por outro, as crescentes e significativas poupanças que tais tecnologias permitem, tornam a opção de um lar energeticamente mais eficiente muito mais apelativa.

A forma como estamos a (re)desenhar edifícios e cidades inteiras, bem como a sua requalificação começa agora mais que nunca a tomar em consideração estes conceitos que eram tomados como distantes e meramente sectaristas. Hoje, assumem expressa relevância ao ajudarem-nos a longo prazo a viver de forma mais sustentável e a contribuir para um impacto ambiental muito mais reduzido.

É expectável que nos próximos anos a tecnologia solar continue a evoluir e a oferecer crescente eficácia à medida que os seus preços continuam a cair. As casas de hoje e amanhã tenderão a ter já em conta os painéis solares como parte integrante e indispensável da construção, mas a decisão de o fazer hoje pode simplesmente passar por si.


Artigos de interesse:

  1. Energia Solar: Maior painel termodinâmico do mundo é português
  2. Solar Tiles: E se os painéis solares fotovoltaicos se transformassem em azulejos?

A NOCTULA – Consultores em Ambiente no setor da Energia Solar

A NOCTULA já foi responsável por vários projetos no âmbito do setor de Energia Solar, nomeadamente:

1) Estudo de Incidências Ambientais – Central Fotovoltaica de Mogadouro

2) Estudo de Incidências Ambientais da Central Fotovoltaica de Ovar

3) Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar da Vidigueira

4) Pedido de Enquadramento em AIA – Central Solar Fotovoltaica de Selmes

5) Gestão ambiental e acompanhamento arqueológico: Central Fotovoltaica Ovar

Caso necessite de algum serviço nestas áreas não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: [email protected].

Related Posts