Sabia que um simples saco de plástico, usado por minutos, pode ficar no planeta durante séculos?
Os sacos de plástico podem demorar centenas de anos a decompor-se e, durante esse tempo, poluem solos, rios e oceanos, colocando em risco a saúde das populações e a vida de inúmeras espécies.
Todos temos aquele momento clássico na caixa do supermercado, com as mãos cheias de produtos e ouvimos a pergunta “Quer saco?”. É automático. Mas, e se essa pequena decisão do dia-a-dia estivesse a pesar (e muito) no nosso planeta?
A 3 de julho celebra-se o Dia Internacional Sem Sacos de Plástico.
Esta data não é apenas mais uma data no calendário ambiental, é um alerta sobre um dos maiores problemas ambientais da atualidade: o saco de plástico descartável.
A comemoração deste dia convida-nos a refletir sobre os impactes ambientais do uso excessivo dos sacos descartáveis, apelando a escolhas mais sustentáveis, como o uso de sacos reutilizáveis ou biodegradáveis.
Pequenas mudanças nos nossos hábitos diários podem fazer uma grande diferença na luta contra a poluição
Cada saco plástico leva segundos a ser produzido, minutos a ser usado… e até 500 anos a desaparecer da natureza. E o pior? A maioria não desaparece de verdade, fragmenta-se em microplásticos que entram nos oceanos, na cadeia alimentar e consequentemente, na saúde de todos nós.
Portugal já deu passos importantes, como a aplicação de taxas e restrição dos sacos leves.
De acordo com a APA – Agência Portuguesa do Ambiente, o consumo per capita de Sacos de Plástico Leves (SPL), em Portugal, tem-se mantido abaixo das metas máximas estabelecidas pela União Europeia (40 sacos/hab até 31 de dezembro de 2025):
- 2022 – 13,5 sacos/hab
- 2023 – 13,6 sacos/hab
Mas ainda assim os números continuam preocupantes.

🌱 E se hoje fosse o primeiro dia do resto dos seus hábitos?
Neste dia, o desafio é simples: passar um dia inteiro sem usar um único saco de plástico descartável. Parece fácil? Experimente e repare como estão em todo o lado. Mas também repare em como é fácil substituí-los: com um saco de pano ou uma simples mochila.
Porque cada pequena mudança pode contribuir para um planeta mais limpo e saudável. Afinal, o futuro também cabe dentro de um saco — se for o certo.
Fonte: APA