O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é celebrado anualmente a 17 de junho. Foi proclamado através da Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas A/RES/49/115, de 30 de janeiro de 1995.
Em 2024, as comemorações deste dia destacam o futuro da gestão dos solos — o nosso recurso mais precioso — para garantir a estabilidade e a prosperidade de milhões de pessoas em todo o mundo. A Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD) é a voz global pelo solo.
Mais de 130 países comprometeram-se a alcançar a neutralidade da degradação do solo (LDN) até 2030: um mundo onde a atividade humana tenha um impacto neutro, ou mesmo positivo, no solo.
Esta visão exige a mobilização de todas as partes da sociedade para acabar com a perda de terras e promover o restauro dos solos como um motor chave para o desenvolvimento sustentável e a equidade intergeracional.
Coincidindo com o 30º aniversário da Convenção, o Dia da Desertificação e Seca, em 17 de junho de 2024, será um momento crucial para aumentar a consciencialização global e mobilizar todas as partes da sociedade em apoio à gestão sustentável do solo.
Agentes de mudança de todo o mundo irão reunir-se em Bona, Alemanha, para transformar palavras em ação e destacar iniciativas para garantir terras saudáveis para as gerações presentes e futuras.
A seca é um dos desastres naturais mais destrutivos em termos de perda de vidas, decorrentes de impactos como os incêndios florestais e stress hídrico. Agravadas pela degradação da terra e alterações climáticas, as secas estão aumentando em frequência e gravidade. Em 2050, prevê-se que as secas poderão afetar cerca de três quartos da população mundial.