fbpx

Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca – 17 de junho

O Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca é celebrado anualmente a 17 de junho. Foi proclamado através da Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas A/RES/49/115, de 30 de janeiro de 1995.
 
Este dia pretende despertar a opinião pública para o problema da desertificação, cujo principal responsável é a ação humana e consequentes alterações climáticas.
 
As comemorações de 2021 são dedicadas ao tema “Restauro. Terra. Recuperação. Reconstruímos melhor com terras saudáveis”, que se foca na transformação de terras degradadas em terras saudáveis.
 
Em comunicado, a ONU refere que “restaurar terras degradadas traz resiliência económica, cria empregos, aumenta a segurança alimentar e ajuda na recuperação da biodiversidade. Também pode diminuir os impactos das mudanças climáticas e sustentar uma recuperação verde após a pandemia por COVID-19”.
 
As Nações Unidas marcaram o Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca com uma mensagem do secretário-geral da ONU, António Guterres, que disse que “a terra pode ser o maior aliado”, mas “está em sofrimento”.

Fonte: UNCCD

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.