No dia 1 de outubro, início do ano hidrológico, comemora-se o Dia Nacional da Água, uma data que se celebra em Portugal desde 1983.
A comemoração deste dia tem como objetivo refletir sobre o uso consciente da água, um bem cada vez mais escasso para o consumo humano.
Quando falamos sobre a sustentabilidade deste recurso, é fundamental ter presente dois princípios:
- A água doce é um recurso finito, vulnerável e cada vez mais escasso;
- A água pode e deve ser reutilizada, após corretamente tratada nas ETAR, evitando-se maiores prejuízos ao ambiente e posterior escassez ou inacessibilidade.
A escassez e inacessibilidade não é seguramente pela falta de água no Planeta, pois a água está presente em cerca de 71% da superfície da Terra. Contudo, de toda a água existente apenas 2,5% é água doce e dessa apenas está disponível para consumo humano cerca de 1,2%. A água potável, é assim um recurso finito e escasso que não se deve desperdiçar.
Sabia que: a quantidade de água doce produzida através do seu ciclo natural é hoje basicamente a mesma que em 1950 e que deverá permanecer inalterada até 2050. No entanto, em cerca de 100 anos o consumo de água crescerá 6 vezes, taxa duas vezes maior que o crescimento demográfico. O uso intensivo na agricultura é uma das principais causa deste aumento.
Dicas práticas para não desperdiçar água
— No final de um dia de trabalho, nada melhor do que um duche. Tenha um comportamento consciente… tome um duche rápido (5 minutos), fechando a torneira sempre que possível.
— É sempre importante cuidar da nossa higiene pessoal. Quando lavar os dentes em vez de desperdiçar água nesses momentos, encha apenas um copo de água.
— Quando o calor aperta, as plantas necessitam de mais água. Regue-as no início da manhã ou ao final do dia para evitar que a água se evapore muito depressa.
— Fruta e legumes: Com a água que lavar as frutas e legumes pode ainda utilizar para regar as plantas mais tarde. Assim não desperdiça água que ainda está em perfeitas condições para regar as suas flores.
— Se lavar a loiça à mão, não deixe a água a correr. Em vez disso, encha um dos lados do lava-loiça ou uma pequena bacia com água limpa para enxaguar a loiça.
— Roupas claras e roupas escuras: todos temos um pouco das duas. Opte por lavar as roupas mais escuras com água fria. Ao fazê-lo, estará a desperdiçar menos água.
— Não lave o carro com uma mangueira, pois dessa forma desperdiça muita água. Um balde de água, uma esponja e algum sabão são uma boa forma de lavar o carro e poupar água.
— Beber água é a melhor forma de manter os níveis adequados de hidratação. Quando for à praia, leve a água da torneira consigo numa garrafa reutilizável. Cuide de si e proteja o ambiente.
— Verão é sinónimo de mar e piscina. Se tem uma piscina no seu jardim, não se esqueça de cobri-la com uma proteção própria para evitar a evaporação da água.
Ao cobrir 70% do planeta, os mares e oceanos fornecem alimento para mais de 3 bilhões de pessoas, além de absorverem 30% do dióxido de carbono lançado na atmosfera e 90% do calor gerado pelas mudanças climáticas. Proteger os oceanos é tão fundamental quanto proteger a nossa saúde.
É responsabilidade de TODOS nós cuidar e proteger este recurso tão importante para a sustentabilidade do Planeta.
Fontes: Águas do Algarve
Imagem de destaque: Plataforma Freepik – Image by rawpixel.com