fbpx

Estudo de Incidências Ambientais – Linha Elétrica Caramulo-Tábua

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela elaboração do Estudo de Incidências Ambientais (EIncA) da Linha Elétrica Caramulo-Tábua.

O EIncA visou o bom enquadramento ambiental do Estudo Prévio da linha de transporte de energia entre Caramulo e Tábua, que pretende transportar a energia produzida no futuro parque eólico de Guardão, ligando a sub-estação localizada na serra do Caramulo à subestação de Tábua.

A Linha aérea de Transporte de Energia (LTE), com uma tensão de 60 kV e comprimento de cerca de 30km, constitui um projeto associado ou complementar ao parque eólico de Guardão e possui um traçado que se desenvolve fora da Rede de Áreas Protegidas e das áreas integrantes da Rede Natura 2000 (que integra as Zonas de Proteção Especial).

A LTE foi estudada durante a fase de Estudo Prévio do projeto parque eólico de Guardão. Contudo, o seu traçado foi significativamente alterado o que conduziu à necessidade de elaboração de um EIncA especificamente para avaliar as incidências ambientais previstas no âmbito do novo layout do projeto.

monitorização de sistemas ecológicos

Na seleção dos locais de implantação dos 105 apoios e do traçado da linha, o proponente do projeto teve em conta critérios de otimização do transporte de energia, aspetos sócio-económicos e, naturalmente, os critérios ambientais.

Para o desenvolvimento do estudo, a NOCTULA – Consultores em Ambiente recorreu às metodologias e à profundidade de análise que constituem as boas práticas de elaboração dos Estudos de Incidências Ambientais, tendo em vista a produção de um documento de caráter operacional.

Veja um dos registos efetuados através da técnica de vídeo-armadilhagem: http://goo.gl/OpBhd5.

NOCTULA – Consultores em Ambiente presta todos os serviços relacionados com este instrumento, em todas as áreas de intervenção:

  • Pedido de Enquadramento no Procedimento de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA);
  • Estudos relacionados com os procedimentos de Avaliação de Impactes (EIA) e Incidências Ambientais (EIncA);
  • Relatórios de Conformidade Ambiental do Projeto de Execução (RECAPE);
  • Elaboração e Implementação de Medidas Minimizadoras e Compensatórias.

 

Caso necessite de algum serviço nestas áreas, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.