A fuinha (Martes foina) é um pequeno carnívoro comum mas difícil de observar, principalmente devido aos seus hábitos noturnos. No entanto, as câmaras de vídeo-armadilhagem escondidas pela NOCTULA tornam a monitorização destes animais mais fácil.
Este mamífero prefere zonas rochosas e de cobertura arbórea. Refugia-se em fendas nos penhascos ou no interior de árvores velhas e ocas. Em ambientes rurais, pode estabelecer-se em celeiros ou sótãos.
A fuinha é uma espécie solitária que se desloca aos saltos no solo, tendo atividade crepuscular e noturna, o que dificulta a sua observação. Pode ser avistada em áreas rurais, nomeadamente a atravessar estradas ou caminhos durante a noite.
Outra característica particular da fuinha é o facto de ser um dos poucos carnívoros próximos do homem, que consegue atacar a ratazana com sucesso (o próprio gato doméstico costuma recuar perante a ferocidade desta presa).
Os serviços que a fuinha presta ao eliminar roedores (ratos e ratazanas) são menos visíveis e conceituados que as suas intrusões em galinheiros e roubo de ovos. Isto faz com que seja perseguida, especialmente nas zonas de caça, onde é considerada nociva para as espécies cinegéticas.
Esta noção não deixa de estar errada, uma vez que os diversos estudos feitos sobre a sua dieta mostram que as suas preferências alimentares são claramente os micromamíferos (ratos, ratazanas e musaranhos) e os frutos.
A fragmentação e destruição do habitat e a morte por atropelamento são um forte fator de ameaça. Uma das medidas para diminuir o atropelamento de animais é a construção de passagens por baixo ou por cima das estradas.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:
- Fito e Zooplâncton
- Flora, Vegetação e Habitats
- Invertebrados
- Herpetofauna (anfíbios e répteis)
- Aves
- Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
- Mamíferos terrestres
- Mamíferos marinhos
Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.