fbpx

Fundo de Eficiência Energética na Indústria, Agricultura, Floresta e Pescas

O Fundo de Eficiência Energética (FEE), lançou no final do ano 2016, o Aviso 22 do Fundo de Eficiência Energética na Indústria, Agricultura, Floresta e Pesca. O objetivo geral consistiu em diminuir o consumo de energia através da modernização e incremento de competitividade destes setores.

O financiamento dos projetos assumiu a forma de subsídio não reembolsável, sendo a comparticipação, por candidatura na ordem dos 30% das despesas totais elegíveis, até ao limite máximo de 80.000 euros. A dotação global do Aviso foi de 1.350.000 euros.

Os investimentos deste aviso permitiram melhorar o desempenho energético das instalações através da:

Substituição dos equipamentos existentes por outros mais eficientes;

Implementação de dispositivos de controlo e atuação que permitam otimizar as condições de uso e consumo de energia;

 Reformulação e integração de processos, que no seu conjunto apresentem um período de retorno simples inferior a 7 anos.

Candidaturas disponíveis a todas as entidades que não estejam abrangidas pelo regime do comércio europeu de licenças de emissão (CELE), previsto no Decreto-Lei n.º 93/2010, de 27 de julho, e no Decreto-Lei n.º 38/2013, de 15 de março, e as entidades enquadradas nas seguintes tipologias de beneficiário:

Beneficiário A: Operadores de instalações do setor da agricultura, floresta e pescas (CAE entre 01 e 03).  A dotação orçamental a atribuir é de 250.000 euros.

Beneficiário B: Operadores de instalações industriais (CAE 05 a 33) com consumos de energia no ano anterior inferiores a 500 tep/ano, incluindo instalações com atividades no domínio do abastecimento de águas e do saneamento de águas residuais. A dotação orçamental é de 400.000 euros.

Beneficiário C: Operadores de instalações abrangidos e em cumprimento com o disposto no Decreto-Lei n.º 71/2008 (SGCIE). A dotação orçamental é de 700.000 euros.

O período de submissão de candidaturas decorreu até ao dia 27 de abril, no portal eletrónico do PNAEE na área de candidaturas FEE.

Fontes: Pnaee, Indústria Ambiente

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.