fbpx

Geoparque Oeste – O mais recente geoparque português reconhecido pela UNESCO

O Conselho Executivo da UNESCO validou a 27 de março de 2024 a candidatura promovida pela Associação Geoparque OESTE, a Geoparque Mundial da UNESCO.

Com uma área geográfica total de 1154 quilómetros quadrados, definida pelos limites de seis concelhos, Cadaval, Caldas da Rainha, Bombarral, Lourinhã, Peniche e Torres Vedras, este é o sexto território português a integrar a Rede Portuguesa de Geoparques Mundiais da UNESCO, juntando-se aos Geoparques Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros e Estrela.

O Geoparque Oeste estende-se por mais de 72 quilómetros de linha costeira, com mais de 15 quilómetros de praias e arribas com camadas geológicas e foi aprovado juntamente com mais 17 candidaturas de 11 países diferentes, nomeadamente, Uberaba, no Sudeste do Brasil, os Lagos Biokovo-Imotski, na região croata da Dalmácia e os Vulcões Calatrava, em Espanha, entre muitos outros. 

Para a aprovação deste Geoparque, a UNESCO destaca o importância desta área costeira para o sustento das populações locais, através da pesca, e salienta que este geoparque “tem uma herança paleontológica excecionalmente rica, com mais de 180 sítios com fósseis, incluindo vestígios de 12 espécies distintas de dinossauros”. Neste território encontram-se ainda “dois sítios de ninhos de dinossauro com embriões fossilizados, dos quais existem apenas 12 em todo o mundo”.

O que é um Geoparque?

É uma área única e unificada onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos numa conceção holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Quantos Geoparques existem em Portugal?

Em Portugal, para além do Geoparque Oeste, existem atualmente mais cinco locais com a classificação de Geoparque: Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros e Estrela. O primeiro geoparque português a integrar a rede da UNESCO foi a Naturtejo, em 2006, seguindo-se Arouca em 2009, Açores em 2013, Terras de Cavaleiros em 2014 e Estrela em 2020.

Este novo geoparque português junta-se a uma lista que passa agora para um total de 213 geoparques mundiais UNESCO, designação que foi criada em 2015 e ratificada pelos Estados Membros durante a 38ª Conferência Geral da Organização com a criação do Programa Internacional de Geociências e Geoparques Globais da UNESCO (IGGP).

Fontes: Wilder; UnescoPortugal

Imagem de destaque: retirada da plataforma flickr

… o que interessa deve ser partilhado!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.