fbpx

Portugal tem um novo Geopark Mundial reconhecido pela UNESCO

[parceria]

A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, anunciou recentemente o reconhecimento de 15 novos Geoparques Globais na Europa, Ásia e América Latina, elevando a Rede Global de Geoparques para 161 em 44 países.

Um dos 15 Geoparques reconhecidos pela UNESCO é português!

A candidatura do Geopark Estrela, localizado na Serra da Estrela foi entregue em Novembro de 2017 e aprovada pelo Conselho Mundial de Geoparques em setembro de 2019, mas só agora é que foi oficialmente reconhecida pela UNESCO.

Receber este reconhecimento significa que o Geopark Estrela constitui uma área única e unificada onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos numa conceção holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Portugal passa assim a ter 5 Geoparques Mundiais da UNESCO. Para além do Geopark Estrela, em Portugal fazem ainda parte o:

  1. Naturtejo Geopark;
  2. Arouca Geopark;
  3. Geopark Açores;
  4. Geopark Terras de Cavaleiros.

Emanuel de Castro, coordenador executivo da Associação Geopark Estrela, referiu à Lusa que a oficialização da classificação da Serra da Estrela como Geopark Mundial “é o culminar de um longo processo de valorização, conservação e promoção do património da Estrela e dos nove municípios que integram este novo Geopark Mundial da UNESCO, reconhecendo o valor intrínseco da sua geologia e da estratégia de desenvolvimento territorial implementada pela Associação Geopark Estrela”.

Refere ainda que nos próximos 4 anos há muito a fazer, nomeadamente no reforço do conhecimento científico, na promoção da educação, na valorização turística, na geoconservação e na sua sustentabilidade e ainda na comunicação e no posicionamento desta área, tanto no plano nacional como internacional.

Para além do Geopark Estrela, a UNESCO designou mais 14 Geoparques a nível mundial:

 

Foi ainda aprovada a extensão do Geopark Kula-Salihli na Turquia.

Enquanto estava a escrever este artigo, pensei: “E se a roleta online, nos casinos, em vez de ter números, tivesse nomes de Geoparques espalhados pelo mundo?” O que acha da ideia?

Mais informações sobre os 15 novos Geoparques da UNESCO CLIQUE AQUI

Fontes: UNESCO, Turismo de Portugal, Público

Imagem de destaque: Retirada da Plataforma Flickr

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.