Portugal tem um novo Geopark Mundial reconhecido pela UNESCO

Ambiente, Biodiversidade, BlogComentários fechados em Portugal tem um novo Geopark Mundial reconhecido pela UNESCO377

[parceria]

A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, anunciou recentemente o reconhecimento de 15 novos Geoparques Globais na Europa, Ásia e América Latina, elevando a Rede Global de Geoparques para 161 em 44 países.

Um dos 15 Geoparques reconhecidos pela UNESCO é português!

A candidatura do Geopark Estrela, localizado na Serra da Estrela foi entregue em Novembro de 2017 e aprovada pelo Conselho Mundial de Geoparques em setembro de 2019, mas só agora é que foi oficialmente reconhecida pela UNESCO.

Receber este reconhecimento significa que o Geopark Estrela constitui uma área única e unificada onde locais e paisagens de importância geológica internacional são geridos numa conceção holística de proteção, educação e desenvolvimento sustentável.

Portugal passa assim a ter 5 Geoparques Mundiais da UNESCO. Para além do Geopark Estrela, em Portugal fazem ainda parte o:

  1. Naturtejo Geopark;
  2. Arouca Geopark;
  3. Geopark Açores;
  4. Geopark Terras de Cavaleiros.

Emanuel de Castro, coordenador executivo da Associação Geopark Estrela, referiu à Lusa que a oficialização da classificação da Serra da Estrela como Geopark Mundial “é o culminar de um longo processo de valorização, conservação e promoção do património da Estrela e dos nove municípios que integram este novo Geopark Mundial da UNESCO, reconhecendo o valor intrínseco da sua geologia e da estratégia de desenvolvimento territorial implementada pela Associação Geopark Estrela”.

Refere ainda que nos próximos 4 anos há muito a fazer, nomeadamente no reforço do conhecimento científico, na promoção da educação, na valorização turística, na geoconservação e na sua sustentabilidade e ainda na comunicação e no posicionamento desta área, tanto no plano nacional como internacional.

Para além do Geopark Estrela, a UNESCO designou mais 14 Geoparques a nível mundial:

  1. Geoparks Cliffs of Fundi e Discovery (Canadá);
  2. Xiangxi e Zhangye (China);
  3. Lauhanvuori-Hämeenkangas (Finlândia);
  4. Toba Caldera (Indonésia);
  5. Rio Coco (Nicarágua);
  6. Hantangang (República da Coreia);
  7. Yangan-Tau (Rússia);
  8. Djerdap (Sérvia);
  9. Granada e Maestrazgo (Espanha);
  10. The Black Country (Reino Unido);
  11. Dak Nong (Vietname);

Foi ainda aprovada a extensão do Geopark Kula-Salihli na Turquia.

Mais informações sobre os 15 novos Geoparques da UNESCO CLIQUE AQUI.

Enquanto estava a escrever este artigo, pensei: “E se a roleta online, nos casinos, em vez de ter números, tivesse nomes de Geoparques espalhados pelo mundo?” O que acha da ideia?


Fontes: UNESCO, Turismo de Portugal, Público

Imagem de destaque: Retirada da Plataforma Flickr

Related Posts