O Leirão (Eliomys quercinus) ou rato-dos-pomares, é um roedor endémico de grande parte do continente europeu e comum em Portugal.
Como distinguir o Leirão do Rato Comum?
Para se distinguir usam-se as características da pelagem que é maioritariamente castanha e cinzenta, por baixo é branca e à volta do olho é preta. A cauda também é muito característica.
Apesar dos nossos vídeos terem sido registados durante a noite, notam-se bem as diferentes colorações da pelagem e o tipo de cauda.
Onde habita?
Esta espécie habita zonas de vegetação escassa e zonas de floresta com pinhais, montados, carvalhais e matagais mediterrânicos. Como qualquer roedor que se prese, o Leirão cohabita com o ser humano nas habitações e destrói pomares, hortas, jardins, etc.
Principais características
Quanto ao comprimento o Leirão varia entre os 10 e os 15cm, mais a cauda que possuí geralmente cerca de 10cm. O peso encontra-se entre os 60 e 140g.
É um animal noturno, dormindo de dia em pequenos ninhos feitos nas árvores. Durante a sua atividade noturna procura alimento como: gafanhotos, besouros, caracóis, pequenos ratos, frutas e aranhas, tendo portanto uma alimentação de omnívoro.
O período de acasalamento é entre Abril a Junho. Para a fêmea mostrar que está pronta a acasalar, reproduz um grito eleado para captar a atenção do macho. O período de gestação é de 23 dias, nascendo em ninhadas de 3 a 7 filhotes que nascem sem pelos e cegos. Aos 18 dias abrem os olhos e apenas aos 2 meses de idade tornam-se independentes mas não atingem a maturidade sexual.
Tem uma expectativa de vida de cerca 5 anos.
Para ver mais vídeos registados pela equipa da NOCTULA durante as várias campanhas de monitorização de sistemas ecológicos, visite o nosso canal no YouTube.
A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:
- Fito e Zooplâncton
- Flora, Vegetação e Habitats
- Invertebrados
- Herpetofauna (anfíbios e répteis)
- Aves
- Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
- Mamíferos terrestres
- Mamíferos marinhos
Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos.