fbpx

Melro d’água (Cinclus cinclus) – O único passeriforme que mergulha

A observação de um Melro-d’água (Cinclus cinclus) a mergulhar ou a “dançar” sobre uma pedra é um dos espetáculos mais fascinantes que a avifauna portuguesa tem para nos oferecer.

Esta foi umas das várias espécies registadas durante a campanha de monitorização de avifauna, no Aproveitamento Hidroelétrico do Mel, realizada pela NOCTULA – Consultores em Ambiente.

Esta espécie pequena e rechonchuda, com a cauda curta, tem uma plumagem predominantemente castanha, saltando à vista a enorme mancha branca no peito.

Os juvenis têm plumagem acinzentada, com o ventre mais claro. Esta ave pode atingir 20 cm de comprimento e é conhecido por ser o único passeriforme que mergulha e também porque o seu voo é rápido e direto como uma seta.

O Melro-d’água está classificado pelo Instituto de Conservação como espécie “pouco preocupante”É pouco comum em Portugal, no entanto distribui-se principalmente pelas terras altas do norte e do centro, podendo ser visto na maioria das serras portuguesas. É uma espécie residente, que pode ser observada nos locais de reprodução durante todo o ano.

Áreas protegidas importantes para esta espécie em Portugal:

  1. Parque Nacional da Peneda-Gerês
  2. Parque Natural do Alvão
  3. Parque Natural da Serra da Estrela
  4. Parque Natural da Serra de São Mamede
 

Para ver mais vídeos registados pela equipa da NOCTULA durante as várias campanhas de monitorização, clique aqui.

Fonte: Aves de Portugal

A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:

 

Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.