A observação de um Melro-d’água (Cinclus cinclus) a mergulhar ou a “dançar” sobre uma pedra é um dos espetáculos mais fascinantes que a avifauna portuguesa tem para nos oferecer.
Esta foi umas das várias espécies registadas durante a campanha de monitorização de avifauna, no Aproveitamento Hidroelétrico do Mel, realizada pela NOCTULA – Consultores em Ambiente.
Esta espécie pequena e rechonchuda, com a cauda curta, tem uma plumagem predominantemente castanha, saltando à vista a enorme mancha branca no peito.
Os juvenis têm plumagem acinzentada, com o ventre mais claro. Esta ave pode atingir 20 cm de comprimento e é conhecido por ser o único passeriforme que mergulha e também porque o seu voo é rápido e direto como uma seta.

Melro-d’água (Cinclus cinclus) | Fonte: Flickr
O Melro-d’água está classificado pelo Instituto de Conservação como espécie “pouco preocupante”. É pouco comum em Portugal, no entanto distribui-se principalmente pelas terras altas do norte e do centro, podendo ser visto na maioria das serras portuguesas. É uma espécie residente, que pode ser observada nos locais de reprodução durante todo o ano.
Áreas protegidas importantes para esta espécie em Portugal:
- Parque Nacional da Peneda-Gerês
- Parque Natural do Alvão
- Parque Natural da Serra da Estrela
- Parque Natural da Serra de São Mamede
Para ver mais vídeos registados pela equipa da NOCTULA durante as várias campanhas de monitorização, clique aqui.
Fonte: Aves de Portugal
A NOCTULA – Consultores em Ambiente realiza várias monitorizações ambientais, nomeadamente Monitorização de Sistemas Ecológicos:
- Fito e Zooplâncton
- Flora, Vegetação e Habitats
- Invertebrados
- Herpetofauna (anfíbios e répteis)
- Aves
- Mamíferos voadores – quirópteros (morcegos)
- Mamíferos terrestres
- Mamíferos marinhos
Caso necessite de algum serviço na área da Monitorização de Sistemas Ecológicos, não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.