fbpx

Módulo LUA na Plataforma SILiAmb – Nova versão

Na sequência da publicação do decreto-lei n.º 75/2015, de 11 de maio, retificado pela declaração de retificação n.º 30/2015, de 18 de junho, que configura o Regime de Licenciamento Único de Ambiente, foi desenvolvido no SILiAmb (Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente) –  o Módulo LUA.

ATUALIZAÇÃO

No dia 3 de Janeiro de 2019 entrou em funcionamento uma nova versão do LUA.

A versão 3 inclui várias melhorias, tanto ao nível do simulador como do formulário.

Atualmente o LUA também dispõe de uma nova funcionalidade, chamada Geovisualizador LUA. Esta medida do “Programa Simplex+2018” disponibiliza serviços geográficos no SILiAmb que permitem agilizar o processo de licenciamento e promover soluções mais eficientes centradas nas especificidades territoriais do local do projeto.

As novas funcionalidades geográficas ao nível do pedido de licenciamento permitem o pré-preenchimento de várias perguntas do simulador.

Também foram desenvolvidas funcionalidades para os técnicos de Licenciamento, como sejam relatório de condicionantes, geração do TUA, entre outras.

O Módulo LUA funciona a partir da plataforma eletrónica, SILiAmb – Sistema Integrado de Licenciamento do Ambiente, disponível no portal da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e visa possibilitar a comunicação eletrónica de os todos os pedido de licenciamento e autorizações, referentes aos projetos e atividades abrangidas.

Desde outubro de 2016, que todos os pedidos relativos ao licenciamento no âmbito do LUA, devem ser submetidos eletronicamente na referida plataforma, sob pena de serem devolvidos.

Com o desenvolvimento desta segunda fase, o módulo LUA, no SILiAmb passa a compreender as seguintes funcionalidades:

Para o requerente:
  • De submeter os pedidos de licenciamento de novas instalações;
  • De submeter os pedidos de licenciamento de alteração de instalações que disponham de algum título emitido no domínio do ambiente;
  • De submeter os pedidos de renovação de licenças de ambiente já emitidas;
  • De submeter as respostas aos pedidos de elementos adicionais solicitados;
  • De acompanhamento dos processos de licenciamento submetidos;
  • De consultar o TUA – Título Único Ambiental.

siliamb

O Módulo LUA no SIliamb compreende duas etapas distintas:

Um simulador que permite a qualquer cidadão determinar qual ou quais os enquadramentos ambientais aplicáveis à situação que pretende licenciar. No final este simulador disponibiliza:

  • Os regimes ambientais aplicáveis;
  • A taxa aplicável por regime e por pedido;
  • O prazo de emissão por regime e por pedido;
  • A entidade licenciadora no domínio do ambiente.

 

Um formulário que é gerado de forma dinâmica em função dos resultados do simulador e do pedido efetuado pelo requerente. A informação requerida corresponde à totalidade da informação necessária para a emissão do TUA.

Considerando a existência da plataforma relativa ao regime de licenciamento industrial (SIR), a submissão dos pedidos é efetuadas via Balcão do empreendedor e encaminhados automaticamente para o Módulo LUA do SILiAmb.

Visualize aqui um vídeo para que possa compreender melhor todo o procedimento do módulo LUA.

Fonte: APA

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.