fbpx

Lontra e Zooplâncton – Resort & Spa Montebelo Aguieira

A NOCTULA – Consultores em Ambiente foi responsável pela monitorização de Lontra e Zooplâncton na área envolvente do Resort & Spa Montebelo Aguieira.

A albufeira da Aguieira está localizada no centro de Portugal, na secção intermédia do rio Mondego e está associada a dois rios principais (rios Dão e Criz) e três afluentes secundários (São Paio, Tábua e Covelo).

A barragem foi construída em 1981, para controlo de cheias e irrigação, criando um reservatório de 450 hm3, com uma superfície de 2000 ha e um perímetro de 39 310 m. O nível máximo de água do reservatório é de 125 m.

O projeto Ancoradouro da Aguieira-Crafuncho consiste em cais flutuantes, com capacidade para 400 embarcações e integra-se no Complexo Turístico Montebelo Aguieira Lake Resort & SPA que se desenvolve numa área de 50 ha e consta de várias infra-estruturas turísticas e de lazer, das quais fazem parte uma estalagem, um apart-hotel, um condomínio residencial de 12 ha e uma zona de lazer com piscina colectiva, “court” de ténis, uma área comercial e o ancoradouro em estudo.

O estudo de monitorização deu cumprimento ao Plano de Monitorização da Fauna (PMF) constante na Declaração de Impacte Ambiental do projeto Ancoradouro da Aguieira-Crafuncho, localizado em Mortágua.

Os estudos de monitorização realizados pela NOCTULA – Consultores em Ambiente foram apresentados no âmbito da implementação do Programa de Monitorização da Lontra (Lutra lutra) e do Zooplâncton na área do Ancoradouro da Aguieira-Crafuncho e em áreas controlo.

Foi objetivo deste trabalho, caracterizar e monitorizar a presença de Lontra (Lutra lutra) e a comunidade de Zooplâncton ao longo dos anos de 2010 e 2011, com vista a detetar eventuais impactes que a fase de exploração do Ancoradouro da Aguieira-Crafuncho pudesse causar no comportamento dos indivíduos e na utilização que estes fazem do espaço.

Este trabalho resultou da colaboração entre a Controlvet e a NOCTULA – Consultores em Ambiente e foi realizado para a Montebelo Aguieira Lake Resort & SPA, empresa responsável pela exploração do Ancoradouro da Aguieira-Crafuncho.

Foto em destaque: Registo de Lontra (Lutra lutra) obtido através de foto-armadilhagem na área da Barragem da Aguieira.

Caso necessite de algum serviço nesta área não hesite em contactar-nos: 232 436 000 ou através do email: info@noctula.pt.

… o que interessa deve ser partilhado!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Leia a nossa Política de Privacidade para mais informações.